Imagem da matéria: Criptomoedas salvaram Julian Assange, diz seu irmão
Foto: Shutterstock

Na quarta-feira (26), horas depois de Julian Assange ter se declarado culpado de uma única acusação de violação da Lei de Espionagem dos EUA, garantindo sua liberdade e encerrando uma saga jurídica de 14 anos que se estendeu por todo o mundo, o irmão do fundador do WikiLeaks expressou gratidão à comunidade cripto, declarando acreditar que as doações de criptomoedas salvaram Assange de um futuro perpetuamente sombrio.

“Não tenho dúvidas de que [Julian] não estaria onde está agora se a comunidade AssangeDAO não tivesse sido tão generosa e levantado tanto dinheiro para contribuir com sua luta pela liberdade”, disse Gabriel Shipton, meio-irmão de Assange, ao Decrypt na quarta-feira em uma entrevista exclusiva. “Em resumo, isso salvou sua vida.” 

Publicidade

A AssangeDAO, uma organização autônoma descentralizada (DAO) fundada para ajudar na defesa legal de Assange, arrecadou cerca de US$ 53 milhões em ETH em 2022, que foram reunidos para comprar um NFT simbólico. O produto dessa venda foi então doado à Fundação Wau Holland Stiftung para financiar os custos dos honorários advocatícios de Assange e outras despesas relacionadas à campanha de liberdade do editor. 

Shipton disse que o grande esforço de arrecadação de fundos da comunidade cripto foi uma surpresa total na época — o que deu a Assange os meios para lutar contra os esforços do governo dos EUA para puni-lo por vazar segredos de Estado.

“Foi um tiro inesperado da comunidade de criptoativos que, na minha opinião, pegou as pessoas que estão perseguindo Julian totalmente desprevenidas”, disse Shipton. “Eles pensaram que tinham conseguido fazer com que Julian ficasse sem dinheiro, e até mesmo com que nossa família ficasse sem fundos.”

Shipton disse que esses fundos cripto permitiram que Assange não apenas lançasse uma defesa legal adequada, mas também acumulasse impulso político para a libertação de Assange por meio de anúncios nas redes sociais e inúmeras viagens feitas por membros da família (incluindo Shipton) para fazer lobby com políticos na Austrália e nos Estados Unidos. 

Publicidade

“Fiz muitas viagens, voando para Washington e defendendo Julian no Congresso”, disse ele. “Nada disso teria sido possível sem a AssangeDAO.”

Na quarta-feira (26), a família de Assange recebeu uma doação em Bitcoin no valor aproximado de US$ 500 mil para cobrir os custos finais de viagem e recuperação incorridos por Assange ao se declarar culpado na quarta-feira em um remoto território dos EUA no Pacífico. 

A conexão íntima entre o WikiLeaks e as criptomoedas remonta às origens do Bitcoin. Em 2010, Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, implorou ao WikiLeaks que não aceitasse doações de BTC, temendo que a integração atraísse o escrutínio do governo para a criptomoeda.

Quando o WikiLeaks acabou sendo impedido de aceitar métodos de pagamento tradicionais, a editora sem fins lucrativos de documentos vazados começou a aceitar BTC como meio de sobrevivência, fornecendo um dos primeiros casos de uso de confiança para pagamentos na rede. 

Publicidade

Em 2017, Assange acabou com os rumores de que havia morrido ao ler o último bloco de hash do Bitcoin durante uma palestra on-line.  

O irmão de Assange, Shipton, acha que não é coincidência o fato de a trajetória de Assange e a das criptomoedas terem sido tão interligadas.

“Para muitas pessoas, para muitos inovadores, muitos especialistas em tecnologia, [a liberdade de Julian] representa a liberdade deles”, disse Shipton. “Ele usou a tecnologia, a criptografia e a arquitetura da Internet para divulgar informações verdadeiras.”

Assange aterrissou em sua terra natal, a Austrália, na quarta-feira à noite, horário local, e voltou para casa pela primeira vez em anos. 

Depois de trocar mensagens de texto com Assange, Shipton disse que acha que seu irmão está sentindo um alívio intenso — agora que está reunido com a família e dormindo em uma cama adequada.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Catizen: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

Catizen: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

Um airdrop está chegando ao Catizen em breve, e é assim que você pode maximizar seu potencial de ganhos — e talvez salvar alguns gatos da vida real no processo
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí
Imagem da matéria: “Playboy do Bitcoin” mentiu sobre sequestro e roubo de criptomoedas, denuncia MP

“Playboy do Bitcoin” mentiu sobre sequestro e roubo de criptomoedas, denuncia MP

Marlon Gonzalez, o “Playboy do Bitcoin”, disse ter sido sequestrado, roubado e agredido, mas segundo o MP tudo não passou de um esquema
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken