Imagem da matéria: "Criptomoedas são negociadas em plataformas fiscalizadas", diz futura presidente da CVM
(Foto: Pedro França/Agência Senado)

A indicação de Flávia Martins Sant’anna Perlingeiro para o cargo de diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi aprovada na tarde de terça-feira (26) no Senado Federal. Entre os temas abordados, as criptomoedas também foram discutidas.

Mais cedo, em uma sabatina, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já havia aprovado a recomendação da indicada pela Presidência da República, que será comunicada em seguida sobre os 56 votos favoráveis, 6 contrários e 1 abstenção.

Publicidade

A CVM é vinculada ao Ministério da Economia. A entidade é autárquica em regime especial e foi criada pela Lei 6.385, de 1976, cujo objetivo é fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Perlingeiro, que é advogada e servidora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), irá ocupar a vaga deixada pelo também advogado Pablo Renteria, cujo mandato encerrou em 2018.

O que disse Flávia à Comissão

No plenário, a advogada se comprometeu a assegurar o funcionamento eficiente do mercado, proteger os investidores e agilizar os cerca de 300 processos que estão na fila para análise da CVM.

Criptomoedas

Questionada pelo senador Styvenson Valentim (Pode-RN) sobre uma autorização da CVM no ano passado, que permitia fundos a investir indiretamente em moedas digitais no exterior — o senador sugeriu ser um caminho facilitador para a lavagem de dinheiro — a futura diretora discorreu:

Publicidade

“As criptomoedas são negociadas em plataformas que são fiscalizadas pelos reguladores, administradores e auditores independentes desses fundos. Isso pode ser um mitigador desse risco de lavagem, mas estamos todos atentos a essa questão”.

Estímulo à emissão de debêntures

Outro ponto abordado por Perlingeiro foram sobre títulos de dívida emitidos por empresas para captação de recursos, os debêntures, que é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário — o tema foi proposto pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Ela disse que o estímulo à emissão de debêntures está entre as prioridades da CVM e que “a expansão desse mercado de dívida para empresas de pequeno e médio porte é crucial”.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Rio investe R$ 2 milhões em curso de capacitação da Blockchain Rio para a UERJ

Rio investe R$ 2 milhões em curso de capacitação da Blockchain Rio para a UERJ

O curso é voltado para professores, alunos e corpo social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas
moedas de bitcoin, ethereum e litecoin à frente de quadro negor, sob mesa de sala de aula

Itaú promove curso online gratuito sobre criptomoedas

O lançamento será na quinta-feira (25), com uma live especial no Youtube
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro