A tecnologia Blockchain tem feito com que universidades americanas invistam em novos cursos voltados ao conhecimento de criptomoedas. O fato é que a demanda nas instituições vem alcançando níveis inéditos e a formação acadêmica é, segundo analistas, crucial para o desenvolvimento de negócios futuros. Por isso, informações sobre criptomoedas, e exclusivamente o Bitcoin, se espalharam rapidamente nas universidades de elite norte-americana.
Segundo o jornal New York Times, os cursos já são oferecidos em várias instituições. Entre elas, as universidades Duke (Carolina do Norte), Cornell e Stern School of Business (Nova Iorque) e o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).
David Yermack, professor de finanças na Stern School of Business, foi um dos primeiros a apresentar a inovação a seus alunos. “Riam de mim quando eu falava sobre Bitcoin em aula, mas logo todos perceberam o quanto isso era importante, inclusive quando comecei a ser chamado para discussões com vários bancos. Foi então que eles perceberam a proporção que esse assunto iria tomar”, disse em entrevista ao jornalista Nathaniel Popper, do New York Times.
Yermack afirmou, ainda, que a procura foi tão grande que tiveram que abrir novas salas, ampliar outras e limitar o número de alunos, pois qualquer assunto ligado à criptomoedas se tornou muito popular entre os jovens universitários. “Blockchain, Economia de Criptografia e Futuro de Tecnologia, Negócios e Direito” é um dos cursos mais procurados na Universidade da Califórnia (UC). O professor do curso, Greg La Blanc, também leciona “Finanças e Estratégias” em MBA e Mestrado em Engenharia Financeira.
Neha Narula, diretora do MIT, disse que quando anunciou o curso foi claramente um sucesso entre os interessados. “Os alunos estão fascinados e ao mesmo tempo desesperados para começar”. É que sites de empregos, como o Indeed, por exemplo, anunciaram recentemente que muitas empresas já agregaram nos requisitos para certas profissões um curso básico na área de criptomoedas.
Além dessas instituições, outras universidades americanas que oferecem cursos na área são a Universidade de Princeton (Nova Jérsei) e a Universidade de Stanford (Califórnia). No Brasil, várias faculdades também estão oferecendo seus cursos de inicialização, como a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), em São Paulo, com os cursos “Revolução do Dinheiro e Transações” e “O futuro da Tecnologia Criada pelo Bitcoin”, ambos de carga horária de 6 horas.