Este relatório apresenta dados sobre as mudanças no mercado de criptomoedas durante o período 2017-2018. Foi dada ênfase especial a uma análise das mudanças ocorridas em fevereiro de 2018, inclusive durante a última semana (26 de fevereiro a 4 de março de 2018).
1. Análise geral de criptomoedas e de ativos digitais (por semana, mês, trimestre). Tendências de mercado.
1.1 Análise geral de criptomoedas e análise de mercado digital (por semana, mês).
Tabela 1.1. Tendências em capitalização do mercado de criptomoedas e principais criptomoedas de 1 de janeiro de 2017 até 4 de março de 2018 *
Em fevereiro, a capitalização de mercado da criptomoedas caiu aproximadamente 15%, de $ 517,2 bilhões para $ 440 bilhões (ver Tabela 1.1, às 03:00 UTC). Isso foi associado à recuperação dos mercados após uma queda significativa em 6 de fevereiro de 2018 (Você lembrará que o motivo da queda acentuada no início de fevereiro foi uma queda nos índices de ações (DJIA, S & P 500 Index, Nasdaq Composite, Nikkei 225, entre outros fatores), o que diminuiu de 6 a 10 de fevereiro de 2018. O preço do petróleo também caiu).
O índice Smith + Crown do mês diminuiu ligeiramente de 24,709 para 24,051.
O domínio das quatro e oito maiores criptomoedas a partir de 03:00 UTC em 4 de março de 2018, foi igual a 72,3% e 79,6%, respectivamente, com a dominância do Bitcoin aumentando para 41,9% (ver Tabela 1.1).
Figura 1. Capitalização de mercado de criptomoedas desde 01 de fevereiro de 2018
No geral, durante o período de 26 de fevereiro a 4 de março de 2018, o preço de 282 das 500 maiores criptomoedas e ativos digitais se valorizou, resultando em um crescimento da capitalização de mercado de criptomoedas em aproximadamente $ 25 bilhões.
Na semana passada, o número de criptomoedas com capitalização de mais de $ 1 bilhão aumentou de 24 para 25, com o preço de dez deles (DigixDAO, Monero, TRON, Nano, Bitcoin, Bitcoin Cash, OmiseGO, Dash, Ethereum, NEO ) escalando durante esse período, o que está relacionado às tendências gerais do mercado.
As moedas e tokens dos 100 melhores que demonstraram o maior crescimento nos preços são apresentados na figura 2.
O crescimento e queda dos preços das criptomoedas na semana passada (26 de fevereiro a 4 de março de 2018)
Os preços de algumas criptomoedas podem flutuar de -50% a + 50% ao longo de um único dia. Portanto, ao analisar as tendências de preços de criptomoedas, é aconselhável usar seus valores diários médios em várias criptoexchanges.
Abaixo, consideramos as 10 principais criptomoedas que demonstraram a mudança de preço mais significativa na semana passada (fig. 2-3). A este respeito, foram consideradas apenas as moedas e tokens incluídos entre os 100 melhores em termos de capitalização de mercado (de acordo com os dados do coinmarketcap.com).
Figura 2. O maior crescimento nos preços de criptomoedas na semana passada
As Tabelas 1.2 e 1.3 mostram os possíveis fatores ou eventos que poderiam ter influenciado a flutuação nos preços de certas criptomoedas. A Tabela 1.4 mostra os possíveis fatores ou eventos que poderiam ter influenciado o mercado de criptomoedas em geral.
Tabela 1.2. Fatores ou eventos que poderiam ter levado a um crescimento nos preços de criptomoedas na última semana
Uma depreciação no preço foi observada em 218 moedas e tokens das 500 maiores criptografia e ativos digitais por capitalização na semana passada. Cinquenta e seis das 100 principais moedas e tokens caíram no preço. As dez criptografia que apresentaram as quedas mais significativas no preço são mostradas na fig. 3.
Figura 3. Maior queda nos preços na semana passada
Tabela 1.3. Fatores ou eventos que poderiam ter levado a uma queda nos preços das criptomoedas na semana passada
A Tabela 1.4 mostra os eventos que ocorreram de 26 de fevereiro a 4 de março de 2018 e tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com indicação da natureza e tipo de impacto.
Tabela 1.4. Principais eventos da semana que influenciam os preços das criptomoedas, de 26 de fevereiro a 4 de março de 2018
Para analisar a atividade de negociação nas exchanges de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado. Os valores dos índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são apresentados nas Tabelas 1.1, 1.5.a e 1.5.b. Por exemplo, em 6 de fevereiro de 2018, os volumes de negociação de 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple) excederam $ 23 bilhões (Tabela 1.5.a). O valor do ZAK-4 Crypto foi igual a 10,3%, o que atesta a alta liquidez e o dinamismo do mercado das criptomoedas dominantes. O valor do índice aumentou durante a desaceleração no mercado de criptomoedas (6 de fevereiro de 2018), ou seja, o volume de negócios diário de criptomoedas excedeu 10% de sua capitalização de mercado.
Tabela 1.5.a. Cálculo diário do índice ZAK-4 Crypto (de 1 de fevereiro de 2018 a 4 de março de 2018)
Os volumes de negociação de 24 horas (Volume 24h) para as oito criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple, Litecoin, Stellar, NEO e Cardano) caíram para $ 9,9 bilhões no final da semana passada (Tabela 1.5.b) , ou seja, apenas 2,7% de sua capitalização de mercado. Os índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são considerados com mais detalhes nas Tabelas 1.5.a e 1.5.b.
Tabela 1.5.b. Cálculo diário do índice ZAK-8 Crypto (continuação da Tabela 1.5.a)
O intervalo das flutuações nas 10 principais criptomoedas em termos de capitalização no último mês foi igual a mais de 50% (ver Tabela 1.6). O Litecoin mostrou flutuações especialmente grandes, de $ 105,35 a $ 253,9.
Tabela 1.6. Alterações nos preços das criptomoedas entre os Top 10 por capitalização durante o período de 1 de fevereiro a 1 de março de 2018
Assim, de 1 de fevereiro a 1 de março de 2018, as dez principais criptomoedas por capitalização mostraram variações de preços variando de -39,5% a + 24,1% (figura 4). Observou-se uma correlação extraordinariamente alta entre os preços do Cardano e Stellar (taxa de correlação superior a 0,9 nos últimos dois meses). O rendimento médio do portfólio em fevereiro (Portfólio composto pelas 10 principais criptomoedas em partes iguais) foi negativo e igualou -15,2%.
Figura 4. Alteração nos preços entre os 10 principais criptomoedas por capitalização em fevereiro de 2018,%
Desde o início de fevereiro, a capitalização de mercado de criptomoedas total diminuiu 15%, de $ 517 bilhões para $ 440 bilhões no final do dia em 28 de fevereiro (https://coinmarketcap.com/charts/).
Este foi um mês volátil para o mercado, com a flutuação da capitalização atingindo menos 47% durante uma semana, quando a capitalização total caiu para $ 277 bilhões em 6 de fevereiro. Após uma semana de semana muito fraca, o mercado começou a mostrar uma tendência positiva, mas moderada e atingiu o nível do início do mês em 18 de fevereiro.
No entanto, até o final do mês, a capitalização total ainda havia caído em 15%. A maioria das moedas dentro do top 10 em termos de capitalização flutuou em linha com a volatilidade do mercado e aderiu à tendência negativa global no mercado de criptomoedas.
No entanto, o preço da Bitcoin, em última instância, aumentou até 1,4% em fevereiro, enquanto o preço da maioria dos altcoins entre os top 10 caiu em mais de 15%, com exceção de Litecoin e Monero (Figura 4, Tabela 1.6).
Bitcoin deu o tom para o mercado na primeira metade do mês, com altcoins imitando seu movimento e dominância Bitcoin pairando em torno de 35%. No entanto, o Bitcoin começou a mostrar crescimento de mercado melhor do que o médio após 15 de fevereiro e o crescimento de altcoin não conseguiu acompanhar, levando o Bitcoin a deter 40% do mercado até o final do mês.
Após 6 de fevereiro, que foi um dia lamentável para todo o mercado, essa recuperação do Bitcoin, que superou as tendências do mercado, foi causada em grande parte pela queda significativa nas taxas de transferência dentro da rede Bitcoin devido ao uso cada vez mais prevalente dos principais jogadores de novas tecnologias para uma melhor escalabilidade. Por exemplo, em 20 de fevereiro, a Coinbase e o Bitfinex anunciaram a integração do SegWit.
Fevereiro resultou ser muito mais bem sucedido para a Litecoin do que para as outras moedas do top 10, com essa moeda conseguindo demonstrar um crescimento de + 24,1%, apesar das tendências negativas do mercado. Isso pode ser amplamente explicado por um dia, 14 de fevereiro, quando o preço da Litecoin aumentou em mais de 35%. No final do dia, em 15 de fevereiro, negociava em torno de $ 215 e ficou lá pelo resto do mês.
Este salto foi o resultado do anúncio, em 13 de fevereiro, da nova infra-estrutura de pagamentos da Litepay para o Litecoin. Não houve grandes eventos inegavelmente positivos em relação ao Monero em fevereiro, exceto por vários pequenos anúncios favoráveis de novos parceiros que aceitam o Monero, como, por exemplo, essa empresa de jóias.
Dito isto, o fork MoneroV (XMV) está agendado para 14 de março na rede Monero (XMR). Este hard fork destina-se a resolver o problema de escalabilidade da blockchain original. A este respeito, a oportunidade para os titulares do XMR receber 10 novas moedas XMV parece bastante atraente. Deve-se notar que atualmente existem 15.786.831 moedas XMR em circulação, enquanto a emissão total da MoneroV (XMV) será igual a 256 milhões de moedas.
As maiores quedas entre as 10 principais moedas em termos de capitalização deste mês foram vistas para Cardano (-39,5%), Stellar (-38,2%) e EOS (-31,5%). Cardano teve dificuldade em se recuperar após a queda do mercado em 6 de fevereiro e não conseguiu iniciar uma tendência positiva. Os volumes de negociação ainda são relativamente baixos em relação ao início do mês, apontando para uma perda total de interesse dos participantes no mercado nesta moeda.
O preço Stellar também imitava os movimentos do mercado e perdeu o interesse dos players do mercado na segunda quinzena de fevereiro. No final do mês, os volumes de negociação de 24 horas variaram de $ 35-45 milhões, o que é muito pequeno para uma moeda com uma capitalização de $ 6 bilhões no final de fevereiro.
As outras moedas entre o top 10 (Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash e NEO) também repetiram as tendências negativas do mercado causadas pelas contínuas notícias negativas, como, por exemplo, a China bloqueando o acesso a todos os criptoexchanges estrangeiras em 6 de fevereiro No entanto, o NEO mostrou indicadores um pouco melhores, caindo apenas 8% ao longo do mês, devido às principais notícias positivas de que a agência de classificação Weiss atribuiu uma classificação A à criptografia NEO em 26 de fevereiro, provocando um crescimento de 15%.
Lembramos que esta foi a primeira vez que uma classificação A já foi atribuída a uma criptomoeda. O airdrop dos tokens Ontology da NEO também, sem dúvida, tiveram um efeito positivo sobre o preço do NEO. A distribuição gratuita aos detentores NEO dos tokens da Ontology (ONT) a uma taxa de 0,2 ONT para cada NEO foi planejada após 1 de março (concedida, a capacidade de dispor de 50% dos tokens da Ontology será “congelada”, devido a uma bloco temporário).
A Tabela 1.7 apresenta uma lista de eventos, informações surgidas na semana passada, o que pode afetar os preços de criptografia específica e o mercado em geral.
1.2 Tendências do mercado
As tendências semanais das criptomoedas e do mercado de ativos digitais de 1 de outubro de 2017 a 4 de março de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1-1.5) *.
Tabela 1.8. Legendas e descrições dos gráficos
Figura 1.1. Capitalização total do mercado de criptomoedas (Q3 2017- Q1 2018) *
A Figura 1.1 mostra um gráfico da mudança semanal do mercado de criptomoedas de 1 de outubro de 2017 até 4 de março de 2018. Durante esse período, a capitalização de mercado aumentou de $ 146,9 bilhões para $ 456,6 bilhões e um crescimento de 2.479% em relação ao início de 2017. Na semana passada (26 de fevereiro a 4 de março de 2018), a capitalização aumentou de $ 431,9 bilhões para $ 456,6 bilhões (a partir de 4 de março de 2018, com base nos valores médios de coinmarketcap.com).
Figura 1.2. Mudanças na capitalização de mercado (Q3 2017 – Primeiro trimestre de 2018)
O mercado é suscetível a flutuações súbitas e drásticas. A maior taxa de crescimento no quarto trimestre de 2017 (17-24 de dezembro de 2017) foi de cerca de $ 200 bilhões, ou 54%. Durante a primeira semana de janeiro, a capitalização de mercado aumentou em aproximadamente $ 250 bilhões, ou 44%.
Na semana passada, o mercado aumentou em $ 24,7 bilhões, ou 6% (com a devida conta dos dados diários médios, ver figura 1.2).
Figura 1.3. Número de criptomoedas e ativos digitais (Q3 2017 – Q1 2018)
Desde o início de outubro de 2017, o número total de criptomoedas e ativos digitais considerados ao calcular a capitalização de mercado aumentou de 1.091 para 1.522. Na última semana, o número de criptomoedas e ativos digitais aumentou em 31, de 1.491 para 1.522. Dito isto, sua capitalização média aumentou de US $ 289,6 milhões para US $ 300 milhões.
Ao longo do último mês, 55 novas moedas e tokens apareceram em coinmarketcap.com, mas deve-se notar que várias outras moedas e tokens também foram excluídos da lista.
Figuras 1.4 e 1.5. Previsão da capitalização de mercado total de criptomoedas
A partir de meados de janeiro e em fevereiro, o mercado era suscetível a quedas acentuadas e recuperação gradual. A capitalização é atualmente ¾ (três quartos) do valor das criptomoedas no início de 2018.
O meio de janeiro e fevereiro demonstraram a correlação extremamente alta entre os preços da maioria das criptomoedas (100 principais) e a capitalização de mercado total de criptomoedas durante um período de ajuste para a queda. A recuperação gradual do Bitcoin de sua posição deve ser observada. Seu domínio começou a crescer e ultrapassa os 40%.
Você se recordará que seu domínio diminuiu abruptamente, em quase metade a 33%, na segunda semana de janeiro, ou seja, Bitcoin foi o prenúncio do subsequente ajuste descendente sério de todo o mercado. A maioria das criptomoedas seguem sua liderança, com certo tempo de atraso. Portanto, pode-se concluir que o crescimento do Bitcoin servirá como um ímpeto para a recuperação de outras criptomoedas.