Imagem da matéria: Criptomoeda vem sendo destruída com sucessivos ataques de 51%
(Foto: Shutterstock)

Sucessivos ataques de 51% à rede do Bitcoin SV (BSV) vêm destruindo a criptomoeda. Na manhã de ontem, em decorrência de uma investida de ciberataque no dia anterior, o sistema ficou comprometido novamente, chamando a atenção da comunidade e exchanges.

“FARUM identificou um ataque de 51% hoje na rede BSV por volta das 11h45 EDT (10h no horário de Brasília)”, tweetou a empresa Coinmetrics. FARUM é a ferramenta de monitoramento de segurança de blockchain da plataforma de análise.

Publicidade

Na tarde de terça, a Coinbase interrompeu as negociações em Bitcoin SV —  e foi bem clara:  “Devido ao ataque de 51%”. Dados do Bitinfocharts revelam que o hashrate do BSV caiu quase 50% de segunda para terça-feira, o menor nível do ano.

Ataques de 51% a criptomoeda

Ao comentar o ataque no Twitter, o especialista em dados de rede na CoinMetrics, Lucas Nuzzi, revelou que no dia anterior houve uma outra tentativa que culminou na liberação de “algum poder de hash”. “Os invasores estão tendo sucesso”, disse ele, acrescentando que “mais de uma dúzia de blocos estão sendo reorganizados e até três versões de rede estão sendo mineradas simultaneamente em pools”.

Na noite de ontem, segundo o Coindesk, houve uma reorganização inicial que afetou até 100 blocos. Ao consultar especialistas, o site foi informado de que novas reorganizações ainda estariam ocorrendo. De acordo com o site, Kim Nilsson, um especialista em blockchain, disse que o ataque ainda estava em andamento na manhã desta quarta (04).

No início do mês passado, a própria Associação Bitcoin SV comunicou um dos ataques de 51%.  Dias depois, as corretoras Huobi, Bitfinex, KuCoin e Hotbit suspenderam sem aviso prévio saques e depósitos de BSV de suas plataformas.

Publicidade

A equipe da Huobi, por exemplo, confirmou a suspensão do serviço devido que os saques foram interrompidos devido às instabilidades no hashrate do BSV, ou seja, o seu poder de mineração. Com reflexo dessas medidas, o volume de negociações do criptoativo também caiu pela metade.

Um ataque de 51% refere-se a ataques em que agentes mal-intencionados assumem a maioria do poder da rede (portanto, 51%) e podem, por conta própria, impor políticas na rede.

O Bitcoin SV (SV quer dizer Versão do Satoshi) ‘se considera’ o Bitcoin original — uma criptomoeda que se mantém fiel aos objetivos do fundador com o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Por trás da criptomoeda está Craig Wright, um controverso australiano que se diz ser o criador do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da ftx, dólares e bitcoin

Analistas preveem alta no mercado cripto com ressarcimento bilionário a clientes da FTX

A FTX deve cerca de US$ 11 bilhões a credores, mas a massa falida conseguiu levantar mais de US$ 14 bilhões
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev
Imagem da matéria: Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Embora a Coinbase tenha informado nesta manhã que o problema estava resolvido, sua página de status ainda indica que o app móvel e site estão com “desempenho prejudicado”
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem