Criptomoeda Helium decide migrar rede para blockchain da Solana

Criadora da rede também fecha parceria com gigante alemã para lançar serviço 5G wireless para smartphones
Logotipo da Helium

Shutterstock

A Helium, uma rede que alimenta protocolos de comunicação sem fio mantidos por milhares de usuários individuais, migrará sua própria blockchain de primeira camada para a rede da Solana. A Helium Foundation anunciou a mudança depois que uma votação da comunidade – com um total de 7.447 votos — terminou nesta quinta-feira (21), mostrando 81,41% de apoio à proposta de melhoria do Helium (HIP 70).

Helium, que inicialmente se concentrou em alimentar dispositivos da Internet das Coisas (IoT), como sensores e rastreadores, atualmente possui mais de 950.000 nós, ou hotspots, com os operadores sendo incentivados via tokens de criptomoedas.

Publicidade

A Solana, que foi projetada para sustentar aplicações descentralizadas em grande escala (dApps), é atualmente a nona maior rede blockchain do setor, com uma capitalização de mercado de cerca de US$ 11,3 bilhões, segundo o CoinGecko.

A notícia de hoje vem logo após a novidade de que a Nova Labs, criadora da rede Helium, fechou uma parceria com a gigante alemã de telecomunicações T-Mobile para lançar o Helium Mobile, um serviço 5G wireless para smartphones.

Helium vai gerenciar redes em grande escala

De acordo com Scott Sigel, COO da Helium Foundation, migrar para Solana vai permitir que o projeto concretize “a missão ambiciosa de implementar e gerenciar redes sem fio em grande escala.”

“A Solana tem uma trajetória comprovada impulsionando algumas das iniciativas descentralizadas mais importantes do mundo e foram uma escolha óbvia para nos associarmos. Migrar para a blockchain Solana permite que foquemos nossos esforços em escalar a rede em vez de gerenciar a blockchain em si,” de acordo com Sigel.

Publicidade

A Helium Foundation, que propôs a migração pela primeira vez em agosto, disse que os desenvolvedores escolheram a Solana depois de analisar várias outras blockchains nos últimos meses.

Eles salientou que a migração proporcionará aos usuários “um acesso otimizado sob a forma de carteiras de hardware e software, DeFi, marketplaces NFT e composibilidade (a capacidade de componentes de um sistema serem recombinados com os de outro para formar estruturas melhores) com outras aplicações no ecossistema Solana.

Outra vantagem de mudar para a blockchain Solana, de acordo com a comunidade, é que a transferência de dados para dispositivos se tornará “mais rápida, mais confiável e mais escalável”, enquanto o próprio token da rede se tornará nativamente compatível com outros projetos inovadores dentro do ecossistema Solana.”

“A Solana e seus principais diferenciais de escalabilidade, baixo custo e eficiência energética são uma base ideal para a Helium realizar sua ambiciosa missão”, disse Anatoly Yakovenko, CEO da Solana Labs. “O voto da Comunidade Helium para migrar para a rede Solana é um enorme apoio à Solana como o alicerce para a próxima fase de crescimento do ecossistema Helium.”

Publicidade

De acordo com o anúncio, a migração está programada para entrar em vigor no quarto trimestre de 2022, com uma nova versão do aplicativo Helium Wallet sendo lançado assim que a mudança for concluída.

A migração não terá impacto nos tokens HNT, MOBILE e IOT do ecossistema Helium, que serão emitidos na rede Solana. Os detentores de HNT também poderão usar outras carteiras dentro do ecossistema Solana, como Phantom ou Solflare.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!