Mãos manipulando cotações
Indícios apontam para manipulação do preço da StormX (Foto: Shutterstock)

A repentina movimentação de preço da criptomoeda StormX no final de semana indica que o ativo pode ter sido alvo de manipulação de mercado. O token, que ocupava a 268ª posição no ranking do Coingecko de maiores criptomoedas por capitalização de mercado, teve uma valorização repentina de 138% e depois despencou até voltar ao patamar de antes — em termos de valor real, foi de US$ 0,0063 para US$ 0,015.

A questão fez até mesmo a corretora Binance se pronunciar. A usuária do Twitter @sisibinance, apontada pelo portal The Block como perfil real de uma funcionária da corretora para o mercado chinês, disse que a empresa está analisando o ocorrido e que pessoas prejudicadas podem entrar em contato com o suporte. 

Publicidade

“Em relação ao incidente de emergência do contrato STMX, a equipe relevante está lidando com isso com urgência. Mais informações serão sincronizadas com você mais tarde. Por favor, entre no serviço de atendimento ao cliente online para preencher o formulário de apelação”, disse ela em mandarim no Twitter.

O gráfico mostra que nas primeiras horas de sábado o token entrou em uma rota de alta fazendo praticamente uma linha reta para cima. Depois de duas horas, atingiu o pico e começou uma queda tão acentuada como a subida. 

Gráfico de preço do StormX (Fonte: CoinGecko)

A StormX é um projeto com apenas um foco: cashback. Os usuários baixam a carteira no celular e fazem compras nas lojas com parceria com o projeto (segundo o site oficial, são mais de mil lojas). O gasto irá gerar um retorno de cashback em formato da criptomoeda, que é depositada direto na wallet.

VOCÊ PODE GOSTAR
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Imagem da matéria: MB estreia no ranking de Exchange Benchmark em 1º lugar no Brasil

MB estreia no ranking de Exchange Benchmark em 1º lugar no Brasil

O relatório semestral, realizado pela CCData, é considerado uma estrutura robusta para classificar a atuação de exchanges do Brasil e do mundo
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas