Criptoativos – Análise Semanal [2 – 9 Setembro 2018]

Imagem da matéria: Criptoativos – Análise Semanal [2 – 9 Setembro 2018]

Este relatório apresenta dados sobre as mudanças no mercado de criptomoedas em 2018. Foi dada ênfase especial a uma análise das mudanças ocorridas durante setembro de 2018, inclusive na semana passada (2 a 9 de setembro de 2018).

1. Criptomoedas em geral e análise do mercado de ativos digitais. Tendências de mercado
1.1. Criptomoedas em geral e análise do mercado de ativos digitais
Tabela 1.1. Tendências na capitalização do mercado de criptomoedas e principais criptomoedas de 1 de abril de 2018 a 9 de setembro de 2018*

Publicidade
* Dados de 9 de setembro de 2018 (todos os valores são calculados às 03:00 UTC) ** Desde 1º de dezembro de 2017, o índice ZAK-4 foi calculado usando as moedas criptográficas Bitcoin, Ethereum, Ripple e Bitcoin Cash *** calculando o índice ZAK-8, as criptomoedas com a maior capitalização (não incluindo Tether) são usadas. Atualmente (9 de setembro de 2018), as criptomoedas Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash, Cardano, Litecoin, Stellar e EOS são usadas para calcular o índice ZAK-8.

Ao analisar as tendências do mercado das criptomoedas, o período de 2 a 9 de setembro de 2018 é usado, enquanto a semana do calendário de 3 a 9 de setembro de 2018 é usada para a visão geral das notícias e a análise do mercado da ICO.

A capitalização de mercado da criptomoeda caiu durante o período analisado (2-9 de setembro de 2018), e a partir das 03:00 UTC foi de US $ 193,2 bilhões (ver Tabela 1.1). A este respeito, a dominância de bitcoins aumentou para 55,6%. A dominância de mercado das quatro e oito maiores moedas criptográficas a partir das 03:00 UTC em 9 de setembro de 2018, foi de 76% e 82,8%, respectivamente (ver Tabela 1.1).

A queda na capitalização de mercado da criptomoeda em comparação com o início do mês foi de cerca de US $ 35 bilhões, incluindo uma queda na capitalização de bitcoin de US $ 14 bilhões e capitalização de altcoin de US $ 21 bilhões.

Durante o período de 2 a 9 de setembro de 2018, a capitalização de mercado da criptomoeda flutuou de US $ 192,1 bilhões (min) para US $ 240,3 bilhões (máx.) (Figura 1a), ou seja, dentro de um intervalo de US $ 48 bilhões. Por sua vez, a capitalização do bitcoin oscilou de US $ 107 bilhões (min) para US $ 127,4 bilhões (max), ou seja, dentro de um intervalo de US $ 20,4 bilhões

Publicidade

Figura 1a Capitalização de mercado de criptomoedas desde 1º de setembro de 2018

Fonte: Coinmarketcap.com

A Figura 1b mostra a capitalização do bitcoin (linha vermelha) sobreposta à capitalização de mercado das criptomoedas (linha azul). A alta correlação entre os indicadores é óbvia. Essa sincronicidade já é vista há mais de quatro meses, com um crescimento constante da dominância do bitcoin. Desde o início de maio, a dominância da bitcoin aumentou de 36% para 55,6%.

Figura 1b. Capitalização do mercado de criptomoedas (azul) e bitcoin (vermelho) desde 1º de setembro de 2018

Fonte: Coinmarketcap.com

Uma clara tendência descendente pode ser vista em 5 a 6 de setembro. A capitalização caiu US $ 39 bilhões em um período de 15 horas (Fig. 1a, 1b).

De acordo com muitas publicações, o relatório da Business Insider, datado de 5 de setembro, declarando que a Goldman Sachs estava abandonando seus planos de negociar criptomoedas, foi a notícia incendiária que levou a essa queda acentuada. Esta “notícia falsa”, como acabou por ser, conseguiu desencadear um colapso do mercado ao longo destes dois dias (Goldman Sachs, em inglês), com o intuito de desencadear um colapso do mercado (Goldman Sachs, na sigla em inglês). Algumas das principais altcoins, incluindo Ethereum, atingiram novos mínimos recordes para o ano (veja as notícias nas Tabelas 1.4, 1.6). Apesar da negação deste relatório em 7 de setembro, a capitalização não se recuperou. De fato, na noite de 8 de setembro houve outro mergulho no mercado, com capitalização em queda de outros US $ 8 bilhões (Fig. 1a, 1b).

A ascensão e queda dos preços de criptomoeda nos últimos sete dias (2 a 9 de setembro de 2018)
Os líderes da semana passada entre as 500 maiores criptomoedas por capitalização que mostraram o maior crescimento foram os projetos BitcoinDark (+ 255,5%) e Digitex Futures (+ 96%). O crescimento de Lympo (+ 83,15%), Nióbio Coin (+ 66,05%), Cosmo Coin (+ 56,65%) e Holo (+ 43,87%) também deve ser observado.

Publicidade

Durante o período de 2 a 9 de setembro de 2018, a variação nos preços de criptomoedas no top 500 variou de -68,9% (ETERNAL TOKEN) a + 255,5% (BitcoinDark). O preço da criptomoeda BitcoinDark (BTCD), criada em 2014, que anteriormente se posicionava como uma alternativa melhorada ao bitcoin, apresentou um crescimento de 255% ao longo da semana, tendo como pano de fundo o aumento do volume negociado. Conforme relatado pelo forklog, em 2018, os criadores do BitcoinDark voltaram sua atenção para o desenvolvimento da criptomoeda Komodo (KMD). Depois que o BTCD foi deixado sem o apoio de seus criadores, os detentores de ativos receberam o direito de trocar as moedas pela KMD até meados de janeiro de 2018.

Eternal Token, por outro lado, mostrou a pior dinâmica de preços. O preço deste token caiu durante todo o mês desde que foi listado em uma bolsa em 10 de agosto, com a tendência negativa sendo exacerbada pelo clima pessimista do mercado.

O preço de 40 criptomoedas e ativos digitais dos 500 maiores apresentaram crescimento, incluindo 4 dos 100 primeiros.

Na semana passada, o número de criptomoedas com uma capitalização de mais de US $ 1 bilhão permaneceu o mesmo em 15, com o preço de todas elas diminuindo, exceto o Tether (cujo preço está atrelado ao dólar americano).

As moedas e tokens dos 200 maiores que demonstraram o maior crescimento de preço são dadas na Fig. 2.

Maiores ganhadores e perdedores ao longo da semana (2 a 9 de setembro de 2018)

Os preços de algumas criptomoedas podem flutuar de -50% a + 50% ao longo de um único dia. Portanto, ao analisar as tendências de preço das criptomoedas, é aconselhável usar seus valores médios diários em várias criptoexchanges.

Abaixo, consideramos as 10 criptomoedas que demonstraram a mudança mais significativa no preço durante a semana passada (Fig. 2–3). A este respeito, apenas as moedas e os tokens incluídos no top 200 (Fig. 2) e no top 100 (Fig. 3) por capitalização de mercado foram considerados [1].

Publicidade

Figura 2. Maior crescimento dos preços na última semana

Este relatório usa os dados da ICOBox, do ICOBox Blockchain Research Center (IBRC) e do coinmarketcap.com. A mudança de preço foi calculada com base na média dos dados diários.

As tabelas 1.2 e 1.3 mostram os possíveis fatores ou eventos que podem ter influenciado a flutuação nos preços de certas criptomoedas. A Tabela 1.4 mostra os possíveis fatores ou eventos que podem ter influenciado o mercado de criptomoedas em geral.

Tabela 1.2. Fatores ou eventos que podem ter levado a um crescimento nos preços das criptomoedas na última semana

Uma depreciação no preço foi vista na semana passada para 460 moedas e tokens das 500 principais criptomoedas e ativos digitais por capitalização. Os dez ativos de criptomoedas do top 100 que sofreram as quedas mais notáveis no preço são mostrados na Figura 3 e na Tabela 1.3.

Figura 3. Maior queda nos preços na última semana

Tabela 1.3. Fatores ou eventos que podem ter levado a uma queda nos preços das criptomoedas na última semana

Este relatório usa os dados do ICOBox, do ICOBox Blockchain Research Center (IBRC) e do coinmarketcap.com. A mudança de preço foi calculada com base na média dos dados diários.

Na semana passada, o Ethereum estava entre as 10 moedas e tokens que demonstraram a queda mais significativa no preço (Fig. 3). Como escreve a Business Insider, de acordo com o analista de Wall Street e co-fundador da Fundstrat Global Advisors, o lançamento dos futuros da Ethereum pode não apenas levar a uma queda no preço da segunda maior criptomoeda por capitalização, mas também pode ter um impacto positivo. em seu principal concorrente, o bitcoin.

A Tabela 1.4 mostra os eventos ocorridos de 3 a 9 de setembro de 2018, que tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com uma indicação de sua natureza e tipo de impacto.

Tabela 1.4. Principais eventos da semana com influência nos preços de criptoativos, de 3 a 9 de setembro de 2018

Para analisar a atividade de negociação em exchanges de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado. Os valores dos índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são apresentados nas Tabelas 1.1, 1.5.a e 1.5.b. Em setembro, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple) se igualaram de US $ 5,7 bilhões para US $ 9,1 bilhões (Tabela 1.5.a). O valor do ZAK-4 Crypto diário variou de 3,4% a 5,2% da capitalização. O maior volume de negociação foi observado em 5 a 6 de setembro.

Publicidade

Tabela 1.5.a. Cálculo diário do índice ZAK-4 Crypto (de 1º a 9 de setembro de 2018)

* Volume Ajustado – Volume dos mercados à vista excluindo mercados sem taxas e mineração de transações ** Todos os números fornecidos a partir das 03:00 UTC do dia correspondente *** Este relatório usa os dados da ICOBox, ICOBox Blockchain Research Center (IBRC), e coinmarketcap.com.

No final da semana, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as oito criptomoedas dominantes que não incluíam Tether (Bitcoin, Ethereum, Cash Bitcoin, Ripple, Litecoin, Stellar, EOS e Cardano) somaram US $ 6,7 bilhões (Tabela 1.5. b), ou 4,2% de sua capitalização de mercado. Os índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são considerados em mais detalhes nas Tabelas 1.5.a e 1.5.b.

Tabela 1.5.b. Cálculo diário do índice de ZAK-8 Crypto (continuação da Tabela 1.5.)

* Volume Ajustado – Volume dos mercados à vista excluindo mercados sem taxas e mineração de transações ** Todos os números fornecidos a partir das 03:00 UTC do dia correspondente *** Este relatório usa os dados do ICOBox, ICOBox Blockchain Research Center (IBRC), e coinmarketcap.com.

A Tabela 1.6 fornece uma lista de eventos, cujas informações apareceram na semana passada, o que poderia impactar tanto os preços de criptomoedas específicas quanto o mercado em geral.

Tabela 1.6. Eventos que podem influenciar os preços de criptomoedas no futuro

1.2. Tendências de mercado
As tendências semanais de criptomoedas e mercado de ativos digitais de 31 de dezembro de 2017 a 9 de setembro de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1–1.5).

Tabela 1.7. Legendas e descrições dos gráficos

* NB! Os dados diários médios são apresentados nos gráficos abaixo. Por esta razão, os números nos gráficos podem diferir dos dados da Tabela 1.1, onde todos os números foram calculados às 03:00 UTC do dia correspondente. Essas diferenças nos valores podem ser significativas durante os períodos de alta volatilidade do mercado de criptomoedas. ** Este relatório usa os dados da ICOBox, do ICOBox Blockchain Research Center (IBRC) e do coinmarketcap.com

Figura 1.1. Capitalização total do mercado em criptomoedas

* Média de dados diários (de acordo com os dados de coinmarketcap.com)

A Figura 1.1 mostra um gráfico da variação semanal do mercado de criptomoedas de 31 de dezembro de 2017 a 9 de setembro de 2018. Nesse período, a capitalização de mercado caiu de US $ 572,5 bilhões para US $ 193,4 bilhões, ou seja, 67%. Na semana passada (2 a 9 de setembro de 2018), a capitalização de mercado de criptomoedas caiu de US $ 237,2 bilhões para US $ 193,4 bilhões (em 9 de setembro de 2018, com base nos números médios diários de coinmarketcap.com).

Figura 1.2 Mudanças na capitalização de mercado

O mercado é suscetível a flutuações repentinas e drásticas. Nove das treze semanas no primeiro trimestre de 2018 estavam “no vermelho”, ou seja, a capitalização caiu com base nos resultados de cada uma dessas semanas, e as flutuações semanais variaram de USD -136 bilhões a USD +250 bilhões.

Seis das treze semanas no segundo trimestre estavam “no vermelho”. O mercado cresceu com base nos resultados das outras sete semanas. Conforme observado anteriormente, houve um crescimento em abril, enquanto em maio e junho houve uma redução geral na capitalização. As flutuações semanais variaram de US $ 72 bilhões a US $ 62 bilhões.

Cinco das últimas dez semanas do terceiro trimestre tiveram um aumento na capitalização e cinco uma redução (com a devida consideração dos dados médios diários de coinmarketcap.com, ver Fig. 1.2). Em julho houve um aumento de US $ 20 bilhões, mas em agosto houve uma queda de US $ 49 bilhões. No geral, desde o início de setembro, a capitalização caiu aproximadamente US $ 35 bilhões.

Figura 1.3. Número de criptomoedas e ativos digitais

Fonte de dados: coinmarketcap.com (moedas e tokens sobre as quais existem informações sobre capitalização e / ou volume de negócios foram consideradas).

Desde 31 de dezembro de 2017, o número total de criptomoedas e ativos digitais apresentados no mercado de criptos aumentou de 1.335 para 1.926. No entanto, ao calcular a capitalização de mercado de ativos digitais, apenas as moedas e os tokens sobre os quais há informações sobre negociações (volume de negociação) são levados em consideração. Na semana passada, seu número diminuiu de 1.824 para 1749, enquanto a capitalização média caiu para US $ 110,6 milhões. No total, no último mês, 113 novas moedas e fichas apareceram no coinmarketcap.com. No entanto, deve-se notar que várias outras moedas e fichas também foram excluídas da lista. Entre os tokens que foram adicionados ao coinmarketcap.com na semana passada, o AiLink Token e o ShineChain mostraram altos volumes de negociação.

Figuras 1.4 e 1.5. Previsão de capitalização de mercado total dos criptoativos

O movimento em direção à padronização de documentos regulatórios para o setor de criptomoedas e as regras para manter as ICOs dentro da União Europeia poderia reduzir significativamente os riscos para todos os participantes, aumentando a transparência das interações e diminuindo a incerteza com relação às startups de criptomoeda.

Os especialistas do centro de pesquisa belga Bruegel prepararam um relatório que, segundo uma reportagem da Reuters, deveria ser apresentado em uma reunião informal de ministros das Finanças da UE em 7 e 8 de setembro em Viena. O relatório pode se tornar a base para o processo de padronização dentro da UE.

Ao mesmo tempo, as novas regras da UE sobre lavagem de dinheiro podem aumentar o número de auditorias em plataformas de criptomoedas, cujos usuários terão que passar por uma verificação obrigatória. Por exemplo, em 4 de setembro, a popular plataforma de troca de criptografia instantânea digital ShapeShift já lançou um programa de associação (“programa de fidelidade”) que estipula a coleta de dados pessoais, o que pode se tornar uma condição obrigatória. Dito isto, uma restrição incontestável aos processos regulatórios é a natureza descentralizada do mercado de criptoativos.

Em última análise, deve-se admitir que a aprovação de regras e regulamentos poderia ter tanto um efeito positivo quanto um efeito negativo na indústria de criptoativos. Em abril, o Parlamento Europeu aprovou um conjunto de novas medidas na luta contra o branqueamento de capitais nos países da União Europeia, incluindo um reforço do controlo da bitcoin e outras criptomoedas. Os estados membros da UE tiveram 18 meses para introduzir as novas regras em seus quadros legislativos nacionais.

Autores:
Professor Dmitrii Kornilov, Doutor em Economia, Membro da Academia Russa de Ciências Naturais e Leading Analyst at ICOBox (LinkedIn, Twitter); Dima Zaitsev, PhD em Economia, Head of International Public Relations and Business Analytics Department Chief na ICOBox (LinkedInTwitter); Nick Evdokimov, Co-Founder da ICOBox (LinkedinTwitter); Mike Raitsyn, Co-Founder da ICOBox (LinkedInTwitter); Anar Babaev, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn, Twitter); Daria Generalova, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn);Tradução e localização por Mikael Araújo, ICOBox PR Representative (LinkedIn).