Imagem da matéria: Cripto “não vai sumir tão cedo”, prevê ministra das Finanças da Austrália
Foto: Shutterstock

A ministra de serviços financeiros da Austrália, Jane Hume, afirmou que criptomoedas “não são uma moda passageira” e que o governo não precisa ter medo das Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês), conforme mostra reportagem do jornal The Guardian.

“Como uma indústria e como um governo, precisamos reconhecer que [cripto] não é uma moda. Devemos tratá-lo com cuidado, mas não ter medo”, disse Hume durante o evento Australian Financial Review, realizado nesta segunda-feira (22).

Publicidade

Hume também acrescentou que a indústria cripto “não vai sumir tão cedo”.

“Não seja a pessoa que achou que o iPhone nunca teria sucesso porque as pessoas iriam preferir ter suas músicas e seu telefone em dispositivos separados. Não seja a pessoa que, em 1995, afirmava que a internet era só um lugar para geeks e criminosos e que nunca iria se popularizar”, completou.

Os comentários de Hume vieram seis meses após ela ter falado publicamente a favor da indústria cripto.

Hume, Austrália e cripto

Em maio deste ano, Hume havia dito que o governo não iria impedir que australianos investissem no setor cripto.

“Se você quer investir em dogecoin, eu não ficarei no seu caminho. Oportunidade pessoal e responsabilidade pessoal são dois lados de uma mesma moeda”, afirmou na época.

Ela também disse que criptomoedas eram “uma classe de ativos que irá crescer em termos de importância”.

As palavras de Hume se diferenciam bastante da postura de outros governos e reguladores pelo mundo que, de forma coletiva, alertaram contra os inerentes riscos da indústria cripto.

Um exemplo é a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (ou FCA), que emitiu diversos alertas contra a indústria cripto este ano.

Publicidade

Em janeiro, a FCA baniu derivativos cripto para investidores do varejo, afirmando que produtos cripto eram “inadequados” para investidores do varejo por conta de inúmeros motivos, incluindo crimes financeiros, volatilidade de preço, falta de compreensão pelos consumidores e falta de avaliações confiáveis de produtos.

A FCA também criticou bastante a Binance, a maior corretora de criptomoedas da indústria, considerando que a plataforma é “incapaz” de ser regulamentada após ter falhado em fornecer informações básicas à reguladora.

Nos EUA, cripto estão gerando a mesma ira de reguladores.

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC), havia dito que cripto necessita urgentemente de leis para a proteção de consumidores. Ele também afirmou que a indústria DeFi pode estar repleta de valores mobiliários não registrados.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

You May Also Like
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Prender SBF por 50 anos é “medieval” e o faz parecer um “vilão depravado”, diz defesa

A carta enviada ao juiz Lewis Kaplan pela defesa do criador da FTX representa um último apelo antes da divulgação da sentença na semana que vem
Imagem da matéria: Comunidade do Bitcoin critica relatório do Greenpeace sobre mineração: “Bobagem total”

Comunidade do Bitcoin critica relatório do Greenpeace sobre mineração: “Bobagem total”

As empresas de mineração de Bitcoin criticaram coletivamente as acusações do braço norte-americano do Greenpeace sobre o impacto da criptomoeda no meio ambiente
Imagem da matéria: Google agora mostra saldo de carteiras Ethereum ".eth" na pesquisa

Google agora mostra saldo de carteiras Ethereum “.eth” na pesquisa

Agora é possível buscar no Google um endereço Ethereum no formato ENS e receber no resultado o saldo e dados da carteira
Imagem da matéria: Governo dos EUA acusa KuCoin de lavar US$ 4 bilhões em fundos do crime

Governo dos EUA acusa KuCoin de lavar US$ 4 bilhões em fundos do crime

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a KuCoin e seus fundadores de violações da Lei de Sigilo Bancário