Imagem da matéria: "Criminosos se aproveitam do fato do bitcoin não ser rastreável", diz professor da USP para Rede Globo
(Foto: Shutterstock)

Em entrevista à emissora EPTV, afiliada da Rede Globo em Ribeirão Preto (SP), o professor de Economia da USP, Marcelo Botelho, afirmou que o bitcoin não é rastreável, ao contrário do que dizem especialistas do mercado de criptomoedas.

Botelho, que comentou no âmbito do caso de invasão hacker da Prefeitura de Barrinha (SP), onde recentemente o sistema municipal ficou nas mãos de cibercriminosos que pediram resgate em bitcoin, disse o seguinte:

Publicidade

“Não tem como rastrear. Uma grande qualidade do bitcoin, mas que acaba sendo mal utilizada pelo mercado, por criminosos em fraudes e hackers, é essa questão de não ter como rastrear”, afirmou.

No entanto, a moeda de troca preferida por criminosos continua sendo o dólar, por sua baixíssima rastreabilidade, diferentemente do Bitcoin, que é facilmente rastreável.

Bitcoin é rastreável

Existem várias empresas de análise de blockchain capazes de escrever relatórios sobre o estado da rede, com base em sua capacidade de rastrear os fluxos de bitcoin entre os usuários.

Chainalysys é uma delas. Inclusive a empresa foi citada pelo Consultor de Segurança da Informação e COO da aCCESS, Leandro Trindade, que falou ao Portal do Bitcoin nesta segunda-feira (11).

Publicidade

“A blockchain é pública e auditável, é o mesmo que ter abertura do sigilo bancário de todo mundo no planeta”, disse.

E acrescentou:

“Apesar da carteira não conter o nome dos donos, quando esses Bitcoins passam por corretoras é possível para as autoridades associarem eles com a pessoa”.

O bitcoin é facilmente rastreável?, perguntou também a reportagem a Everton Melo, pesquisador de segurança e auditor de projetos de criptoativos.

“Facilmente não. Mas alguém que tem conhecimentos técnicos pode fazer sim”, respondeu.

Segundo ele, a partir do momento que o endereço existe, você consegue rastrear. Para exemplificar, Melo citou os bitcoins de Satoshi Nakamoto que estão parados desde a sua mineração.

Publicidade

“Se alguém fazer uma movimentação já dá pra saber quem é”.

Resgate em bitcoin

A reportagem da Globo, contudo, foi centrada na invasão hacker de Barrinha, que aconteceu no dia 28 de outubro. Na ocasião, o sistema da prefeitura barrinhense travou devido à ação. Tudo parou de funcionar.

Segundo o G1, o sistema ainda está travado. O pagamento dos servidores, que estava atrasado devido ao problema, foi pago manualmente na sexta-feira (08).

Depois que a polícia orientou o não pagamento em bitcoin a criminosos, os equipamentos da Prefeitura foram enviados a São Paulo para serem periciados por uma empresa especializada, diz a reportagem.

A ação dos hackers está sendo investigada como crime de extorsão, “uma vez que os criminosos querem obter vantagem econômica para desbloquear os sistemas”, concluiu.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Publicidade
Talvez você queira ler
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

BlackRock já recebeu US$ 100 mil em investimento inicial no seu ETF de Bitcoin à vista

O investimento inicial será usado para a criação de unidades do ETF, que depois serão vendidas para os clientes finais
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Bonequinho em cima de uma pilha de moedas douradas de bitcoin fazendo alusão ao processo de mineração

Censura no Bitcoin? Grande pool de mineração revolta comunidade ao “filtrar” transações suspeitas

Um desenvolvedor do Bitcoin detectou seis transações perdidas de endereços sancionados pelo governo dos EUA
Imagem da matéria: O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin atingiu US$ 39 mil na sexta-feira. Será que só há espaço para crescimento a partir de agora?