Criador da Cardano quer criar rede social no Brasil para substituir o Twitter

“Mal posso esperar para recrutar muitos brasileiros para nos ajudar a construir uma rede social descentralizada”, diz Hoskinson
Imagem da matéria: Criador da Cardano quer criar rede social no Brasil para substituir o Twitter

Charles Hoskinson (Imagem: Reprodução/YouTube)

Charles Hoskinson, fundador da blockchain Cardano, veio a público dizer que planeja lançar uma rede social descentralizada no Brasil. O objetivo é criar um espaço de debate público após o banimento do X (Twitter) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O empreendedor contou seu plano em uma publicação no X e disse que pretende criar o projeto com brasileiro. “Enquanto o Brasil silenciou nossos irmãos e irmãs na X, o trabalho deles ainda se manterá e será importante para todos nós. Mal posso esperar para recrutar muitos brasileiros para nos ajudar a construir uma rede social descentralizada”, disse Hoskinson.

Publicidade

Twitter é banido do Brasil

O ministro Alexandre de Moraes determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório no Brasil e não apresentou representante legal para atuar no país.

De acordo com o artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.

No último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos da rede social de determinações do ministro. Entre elas está a que ordem que pedia o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.

No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.

Publicidade

Ao justificar a suspensão da rede social, Moraes citou o Marco Civil da Internet e disse que empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal. O ministro também afirmou que Musk retirou a empresa do Brasil com o objetivo de não cumprir decisões do STF.

Em seu perfil no X, Musk postou, na madrugada de sábado, que a plataforma é a fonte de notícias mais utilizada no Brasil. “É o que o povo quer”, escreveu. “Agora, o tirano de Voldemort está destruindo o direito das pessoas à liberdade de expressão”, continuou, se referindo à Moraes e fazendo uma analogia com o vilão da saga Harry Potter. “A liberdade de expressão é o fundamento da democracia”, escreveu Musk, segundo informações da Agência Brasil.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.