Imagem da matéria: Corretora FTX enfrenta dificuldades e trava saques
Foto: Shutterstock

A corretora de criptomoedas FTX está interrompendo os saques de clientes nesta terça-feira (8), de acordo com o portal The Block, que usa dados on-chain para trazer a informação.

De acordo com o The Block, a última transação da FTX na rede Ethereum foi feita às 6h37 ET (8h37 no Brasil), segundo registros da ferramenta Etherscan. Dados das blockchains Tron e Solana também mostram interrupção.

Publicidade

Leia também: Por que a Binance e a FTX entraram em guerra e criaram uma crise no mercado de criptomoedas

“Parece que a FTX parou de processar pedidos on-chain de saques pelo menos das carteiras do Ethereum, Tron e Solana”, afirma Steven Zheng, analista de dados do The Block. “Isso é estranho porque parece haver pessoas na fila aguardando para fazer suas retiradas”.

O Portal do Bitcoin conversou com dois investidores brasileiros – que pediram para não terem os nomes revelados – que também afirmam não terem conseguido realizar saques na exchange nas últimas horas.

Não está claro neste momento se a interrupção é uma medida oficial devido à falta de recursos ou se trata de um atraso gerado pelo congestionamento de ordens de retirada na plataforma. Ainda não há uma posição oficial da FTX sobre o assunto.

Publicidade

O bloqueio acontece em meio ao processo de perda de valor do token nativo da FTX, o FTT. Após recuar 19% nas primeiras horas da terça-feira, as vendas seguem se intensificando: por volta das 12h, o token já registra baixa de 32%, sendo cotado a US$ 15,21, segundo o portal CoinMarketCap.

Os desdobramentos de hoje aconteceram logo depois do anúncio dos planos  da Binance para se livrar de todas as suas participações FTT e a retiradas em massa de stablecoins e outros criptoativos da FTX.

As saídas da FTX foram, por sua vez, parcialmente causadas por especulações da insolvência da Alameda Research, braço formador de mercado da FTX, uma situação que o bilionário Sam Bankman-Fried, dono da FTX, descreveu na segunda-feira como um concorrente “tentando ir atrás de nós com falsos rumores”.

Nas palavras de Bankman-Fried: “Um competidor está tentando nos perseguir com ‘falsos rumores’. A FTX está bem. Os ativos estão bem”. 

Publicidade

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Glaidson durante depoimento à CPI das Pirâmides

STF nega devolver celular do dono da GAS Consultoria por risco de venda de criptomoedas

Gilmar Mendes seguiu a recomendação da PF de não devolver os aparelhos, temendo que o grupo de Glaidson possa liquidar criptomoedas
Lionel Messi jogador de futebol durante partida pela seleção da Argentina

Tokens da Argentina e Espanha despencam mais de 20% após títulos; entenda por quê

Tokens oficiais das seleções da Argentina e Espanha caíram entre 22% e 25% após as vitórias de domingo
Imagem da matéria: Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Democratas que estão na corrida para assumir a chapa representam uma ampla gama de posições sobre criptomoedas