Imagem da matéria: Corretora americana manda por engano notificação de mudança de conta para milhares de clientes
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Cerca 125 mil clientes da Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, foram surpreendidos no sábado (27) ao receberem uma notificação enganosa da plataforma de que suas contas haviam sido alteradas sem seu consentimento.

A mensagem foi enviada por e-mail e sms entre 17h e 19h daquele dia e informava que as configurações de dois fatores (2FA) tinham sido modificadas. A 2FA é uma medida de segurança extra que usuários habilitam em suas contas para prevenir um possível acesso não autorizado.

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Conforme mostrou no Twitter o usuário @acar321, a mensagem recomendava ao cliente entrar em contato com o suporte caso ele não tivesse feito a alteração.

“Recebi a mensagem e entrei em pânico, alguém acessou minha conta ou fez retiradas. Efetuei o login imediatamente e redefini minha senha após verificar que nada aconteceu”,  tuitou o usuário @AgedMcNugget. “É horrível ser bombardeado com notificações”, completou @RchHernandez0.

O que disse a Coinbase

No domingo (28), a equipe da Coinbase confirmou que a notificação foi enviada por engano e que as contas dos usuários notificados estão seguras.

No entanto, a corretora não deu detalhes de qual erro provocou o incidente, mas confirmou que não foi um ato malicioso e sim um problema interno. 

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“Nossas equipes reconheceram imediatamente o problema e trabalharam o mais rápido possível para garantir que essas notificações errôneas fossem interrompidas e o problema subjacente corrigido”, escreveu.

A exchange também se desculpou pelo incidente e reconheceu que “questões como essa podem ferir a confiança” dos usuários e que vai continuar trabalhando para reconquistar os clientes.

Recompensa para alguns clientes

Em resposta a um perfil do Reddit, a Coinbase confirmou que estava recompensando um pequeno número de pessoas afetadas pelo incidente com US$ 100 em bitcoin.

No entanto, parece que nem todos os clientes receberam o bônus — se enviasse a recompensa para os 125 mil atingidos, a corretora gastaria em torno de US$ 12,5 milhões.

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“Recebi a mensagem de texto e de status na Coinbase e na Coinbase Pro. Mas surpresa, sem US$ 100 em BTC em nenhuma das contas. Por este e outros comportamentos idiotas da Coinbase, estou retirando meu dinheiro e transferindo para um serviço de suporte melhor e mais confiável”, escreveu no Rebbit o usuário u/CoCraic_PNW.

O caso acendeu uma onda de reclamações nas redes sociais sobre o suporte da Coinbase, além de outros problemas como contas bloqueadas e dificuldade de acesso ao aplicativo.

Em outros casos, as reclamações foram parar na Justiça. No final de julho, um grupo de detentores de Dogecoin iniciou uma ação coletiva contra a Coinbase, acusando a corretora de ocultar intencionalmente uma opção de participação gratuita em seu concurso “Trade Doge, Win Doge”.

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