Imagem da matéria: Corpo de John McAfee está há sete meses na Espanha por polêmica sobre causa da morte
John McAfee (Foto: Divulgação)

Após sete meses da morte do empresário de tecnologia John McAfee, seu corpo permanece em um necrotério de Barcelona, na Espanha, aguardando decisão da Justiça sobre sua repatriação. De acordo com o Infobae, o motivo é que a causa de sua morte ainda investigada, se foi ou não suicídio, questão levantada por sua própria familia.

Considerado um gênio da informática — criador do antivírus McAfee e também famoso na comunidade de criptomoedas por defender o Bitcoin —, McAfee morreu no final de junho do ano passado em sua cela, em uma prisão de Barcelona, no mesmo dia em que o Tribunal Nacional espanhol anunciou sua decisão de extraditá-lo para os Estados Unidos.

Publicidade

O americano havia sido indiciado por sonegação de impostos sobre lucros alegadamente obtidos com atividades e negociação de criptomoedas, e também por esquemas de pump and dump em ICOs. As autoridades americanas então alegaram que McAfee não pagou impostos de 2014 a 2018 e que direcionou a receita por meio de contas com criptomoedas em nome de outra pessoa.

Por sua vez, o empresário alegou ter pago milhões de dólares em impostos e disse ter sido vítima de perseguição política por ter denunciado corrupção em órgãos de segurança americanos.

Prisão e morte de John McAfee

A prisão do pioneiro da segurança cibernética ocorreu em outubro de 2020 no aeroporto de Barcelona quando estava prestes a pegar um voo para Istambul, ficando em seguida sob prisão preventiva até sua morte.

Dias antes, McAfee, que mostrava abertamente sua vida extravagante, revelou no Twitter que não tinha mais dinheiro ou bitcoin: “Não tenho nada”, escreveu na época.

Publicidade

Também em seus últimos dias, conta o Infobae, McAfee reclamou de falta de atendimento médico na prisão, pois ele sofria de uma doença crônica, e que ao contrário do resto da população espanhola de sua faixa etária, ele não havia tomado a vacina contra Covid-19.

VOCÊ PODE GOSTAR
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

Mt. Gox inicia pagamentos de Bitcoin, mas credores podem ter que esperar até 3 meses para receber

Apesar do início dos pagamentos da Mt. Gox, a data em que o valor em Bitcoin aparecerá na conta dependerá da corretora escolhida pelo credor
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin lança emissão de Renda Fixa Digital da Bolt Energy

Mercado Bitcoin lança emissão de Renda Fixa Digital da Bolt Energy

A parceria teve início em 2022 e atinge R$ 24 milhões captados à empresa de energia
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

“Hamster Kombat é o serviço digital de crescimento mais rápido do mundo”, diz CEO do Telegram

Pavel Durov afirmou também que o jogo de criptomoedas atingiu 239 milhões de usuários mesmo sem uma data específica para o lançamento do token
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

LIFT Lab do BC retorna com edição focada em blockchain, tokenização e cripto

Desde 2018, projetos que chegaram na fase de aceleração do LIFT Lab receberam R$ 400 milhões da iniciativa privada para serem desenvolvidos