Figuras de um joinha e do logo do Twitter penduradas em um varal lado a lado
Foto: Shutterstock

O Conselho de Administração do Twitter recomendou por unanimidade que os acionistas aprovem a proposta de venda da companhia para o bilionário Elon Musk em uma futura assembleia. O documento com a recomendação e com os trâmites que envolvem o acordo foi registrado nesta terça-feira (21) na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que regula o mercado acionário do país.

De acordo com os conselheiros, a recomendação ocorre “após [a equipe] considerar os fatores descritos mais detalhadamente na declaração de procuração”. Conforme descreve o texto, o Conselho concluiu que o acordo de fusão é aconselhável e justo à empresa e aos acionistas e que por isso endossa, por unanimidade, o contrato de incorporação.

Publicidade

Um trecho do documento que tanto dá as orientações quanto endossa a venda do Twitter à empresa de Musk, resume-se assim: 

“O Conselho de Administração do Twitter recomenda unanimemente que você vote:

(1) “EM FAVOR DE” a adoção do acordo de fusão; 

(2) “EM FAVOR DE” a remuneração que será ou poderá vir a ser paga pelo Twitter aos seus diretores nomeados em conexão com a fusão; 

(3) “EM FAVOR DE” o adiamento da assembleia extraordinária, de tempos em tempos, para data ou datas posteriores, se necessário ou apropriado, para solicitar procurações adicionais se não houver votos suficientes para adotar o acordo de incorporação no momento da assembleia extraordinária”.

A aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk vem se mostrando complexa desde abril deste ano, quando já parecia estar tudo certo para a fusão. Em um evento organizado pela Bloomberg em Doha, Musk indicou que ainda há três questões a serem resolvidas para fechar a compra: número de contas falsas de usuários, financiamento para o negócio e aprovação dos acionistas, disse o jornal El País na manhã desta terça.

Publicidade

Elon Musk e Twitter

No dia 25 de abril veio a notícia que o Twitter havia concordado em ser adquirido em uma conversão de US$ 54,20 por cada ação, totalizando na época US$ 44 bilhões. 

Na ocasião, Musk afirmou que “a liberdade de expressão é um pilar da democracia, e o Twitter é a praça pública digital onde se debatem os assuntos mais importantes para o futuro da humanidade”.

O acordo foi celebrado por vários players importantes do mercado de criptomoedas, como “CZ” Zhao, da Binance, que disse esperar pela eliminação de spams no microblog, e Jack Dorsey, fundador do Twitter, que disse estar feliz com o fato de a rede social “saindo das mãos de Wall Street”.

No entanto, algumas divergências começaram a ‘melar’ o negócio. No início de maio, o homem mais rico do mundo suspendeu temporariamente o processo de compra da plataforma social

Publicidade

Segundo ele na época, o negócio foi suspenso por conta da espera de detalhes sobre a porcentagem de contas fakes e spams na plataforma, estimados pela companhia em menos de 5% dos usuários.

No início deste mês, Musk ainda lidava com as divergências, chegando a ameaçar a desistência do acordo se a empresa não fornecesse os dados que ele deseja sobre contas falsas na plataforma.

No dia 08, o Twitter finalmente concordou em fornecer todos os dados gerados na rede social, incluindo o registro de todos os tuítes, dando mais um passo adiante nas negociações.

Talvez você queira ler
De costas, homem olha para grande tela com solução blockchain

Como manter sua empresa atualizada sobre as mudanças no ecossistema financeiro | Opinião

O autor comenta sobre o ‘Talkenização’, um podcast focado em preparar empresários para o mercado financeiro baseado nas tecnologias emergentes
Udi Wertheimer, da Taproot Wizards fantasiado de mago

Como a Taproot Wizards planeja ‘finalmente mover o Bitcoin para frente’

O cofundador da Taproots Wizards, Udi Wertheimer, comenta a iniciativa que vai impulsionar a cultura do Bitcoin
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Desempregado, CZ diz estar “aproveitando” tempo livre e recomenda livros nas redes sociais

O ex-CEO da Binance falou sobre estoicismo e também relembrou frases antigas como “cuidado com o que você deseja”
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações