Soluções de pagamento eletrônico não são novidade. A possibilidade de transações financeiras pela internet foi explorada por empresas que se solidificaram no mercado. Não demorou muito para que bancos voltassem a atenção a este potencial mercado, o que culminou na oferta de websites e, mais recentemente, de aplicativos de internet banking. Com o mercado mundial de e-commerce e métodos de pagamento quebrando recordes a cada ano, já não conseguimos imaginar a internet sem movimentações financeiras.
O próprio advento das criptomoedas é uma prova que o mercado de transações on-line não é passageiro. No ecossistema criado em torno da invenção de Satoshi Nakamoto, obviamente encontramos empresas explorando o uso das criptomoedas como método de pagamento, buscando, de certa forma, torná-las um meio convencional de transações.
Apesar de, historicamente, estarmos em um país que, devido à legislação pouco permissiva, fica de fora de muitos avanços, recentemente se viu uma atenção maior das empresas do exterior ao mercado verde e amarelo. Dentre estas, o Capitual nos chama a atenção: apesar de ser uma empresa registrada em Malta, conta com brasileiros em seu quadro societário. Costumeiramente considerada o “PayPal das criptos” (titulo este que a companhia prefere evitar), a empresa promete levar o mercado de criptomoedas a públicos que ainda não foram alcançados.
A plataforma, que está disponível também em língua portuguesa, fornece contas multimoedas para usuários de todo o mundo. Usuários podem armazenar não apenas criptomoedas (Bitcoin, Litecoin e Dash), como também moedas fiduciárias (Real, Dólar e Euro). No próximo mês, a plataforma aceitará, ainda, metais preciosos, como Ouro e Platina.
É possível enviar e sacar fundos a partir de criptomoedas, Sepa (Euro) e Ted (Real). Também é possível realizar pagamentos instantâneos pela plataforma, realizar conversão entre moedas a qualquer momento e até mesmo enviar cobranças, mesmo para não-usuários (estes receberão a cobrança por e-mail ou por SMS, e poderão realizar o pagamento sem a necessidade de registro, utilizando criptomoedas).
O processo de cobrança também é automatizado com o que a companhia apresenta como CapPay, um gateway de pagamentos com API pública que permite receber pagamentos em criptomoedas, mas manter todos os fundos recebidos em uma moeda específica, de sua escolha).
A prioridade atual do time é a emissão do CapCard, um cartão internacional emitido em moeda estrangeira que permite utilizar os fundos de sua conta do Capitual para pagar por produtos e serviços, alem de realizar saques em ATMs de todo o mundo.
“O mercado financeiro é muito conservador. Não é fácil convencer um típico usuário de serviços bancários a migrar completamente para outro estilo de fazer economia, pois ele já possui seu banco favorito e já carrega seu cartão de crédito predileto”, explica Jefrey S. Santos, CTO da companhia, ao apresentar o projeto na última edição do Malta AI & Blockchain Summit, evento que reúne empresas e projetos da área de Blockchain. “No entanto”, continua, “se fornecermos, a estas pessoas, a mesma facilidade de uso nas criptomoedas que hoje elas encontram no banco em que são correntistas, começaremos a ver a Blockchain recebendo a devida atenção.”
Você pode registrar-se no Capitual acessando www.capitual.com. Apenas seu endereço de e-mail é necessário para a abertura de conta, e você já será diretamente redirecionado ao painel de sua conta.