Imagem da matéria: Concurso público em Brasília exige conhecimento em bitcoin, blockchain e criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco de Brasília (BRB), cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal, incluiu blockchain, bitcoin e criptomoedas como conhecimentos específicos em um edital de concurso público para a carreira bancária.

Segundo o edital, publicado no início do mês, a instituição abriu inscrição para o provimento de 100 vagas para o cargo de Escriturário (Ensino médio). A contratação será regida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Publicidade

O processo, organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), também vai formar cadastro de reserva para demais aprovados — que será aproveitado mediante a abertura de novas vagas.

Todas as atividades referentes ao concurso serão realizadas no Distrito Federal, diz o documento.

Conhecimentos específicos

A prova de conhecimentos específicos descrita no conteúdo programático do processo seletivo vai abordar o tema “Os bancos na era digital e tendências”.

No tópico, foram incluídos algumas competências sobre o mercado de criptoativos, como consta no item 11: “O dinheiro na era digital — Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas”.

Além dos termos da criptoeconomia citados, em relação ao setor bancário, a prova vai abordar os seguintes conhecimentos:

Internet banking, banco virtual e ‘dinheiro de plástico’, Mobile banking, Open banking, fintechs e startups, Inteligência artificial cognitiva, banco digitalizado x banco digital.

Publicidade

Além disso, o candidato também terá que estudar sobre o comportamento do consumidor na relação com o banco, a experiência do usuário, segmentação e interações digitais e soluções mobile e service design.

Funções do concurso público

De acordo com o edital, o servidor aprovado e contratado irá executar atividades administrativas bancárias e atuar em salas de autoatendimento orientando, vendendo e divulgando produtos e serviços do banco.

Vai efetuar, também, operações diversas, sob orientação superior, visando contribuir para a plena execução dos trabalhos da área e para o adequado atendimento ao cliente.

Inscrições

Conforme o EDITAL NORMATIVO Nº 1/CP-29, as inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período compreendido entre 8h do dia 9 de junho de 2019 e 22h do dia 15 de julho de 2019.

Publicidade

O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,00 e a prova será aplicada no dia 18/08/2019. O salário anunciado é de R$ 3.204,26 + benefícios com carga horária de trabalho de 30 horas semanais (6 horas diárias).


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…