Como o ChatGPT está ajudando a transformar comandos de texto em metaversos personalizados

Uma ferramenta gerada por meio da inteligência artificial da OpenAI permite que usuários criem metaversos apenas digitando suas ideias
Imagem da matéria: Como o ChatGPT está ajudando a transformar comandos de texto em metaversos personalizados

Foto: Shutterstock

A inteligência artificial (IA) está dominando as manchetes de tecnologia recentemente, graças aos modelos avançados do ChatGPT da OpenAI, capazes de gerar texto e mídia com velocidade e precisão alarmantes. Eles podem revolucionar muitos setores e experiências — e um metaverso Web3 já encontrou uma maneira de usar essa tecnologia a seu favor.

Oncyber, uma plataforma de construção de mundo 3D que suporta uma ampla gama de NFTs e é usada por criadores e comunidades Web3, revelou esta semana que desenvolveu uma ferramenta com inteligência artificial chamada Magic Composer que permite aos usuários personalizar seus ambientes por meio de comandos de texto.

Publicidade

É como usar o ChatGPT. O programa roda no modelo GPT-3.5 da OpenAI e, em vez de retornar informações bem selecionadas da web, um poema ou mesmo um código blockchain funcional, o Oncyber usa comandos de texto para implementar ajustes em tempo real em seus metaversos.

Introducing a GPT-powered AI tool for text to world building ✨

here’s a sneak peek, where your creativity can flow from your brain to web3D.

stay tuned for public access — notifs on 🫡,
🔽 for early access pic.twitter.com/0GzkpYoMBC

— ᴏɴᴄʏʙᴇʀ (@oncyber) March 15, 2023

Com uma linha de texto inserida no Magic Composer, o Oncyber pode alterar automaticamente a aparência e a cor do céu, inserir os trabalhos NFT de um artista a partir de sua carteira de criptomoedas conectada, personalizar a aparência e o tamanho dos porta-retratos do mundo e muito mais. E esta é apenas a primeira versão da ferramenta, disse o fundador e CEO da Oncyber, Rayan Boutaleb, ao Decrypt.

“Na próxima atualização, o que queremos é que as pessoas coloquem qualquer alucinação ou sonho que tenham em uma tela 3D e vejam diretamente o resultado do que podem imaginar e mudar as coisas”, disse ele. “É um primeiro passo para um resultado final muito grande, do qual não estamos tão longe.”

Para ele, a adoção de ferramentas de IA não é sobre perseguir a última tendência tecnológica, mas sim encontrar outra maneira de ajudar os usuários a liberar sua criatividade na plataforma. Há uma desconexão entre o poder do mecanismo de jogo do Oncyber e a interface visual do usuário, explicou Boutaleb.

Publicidade

O Magic Composer fornece uma maneira para os usuários obterem o que desejam com relativa facilidade. E, à medida que o Oncyber adiciona recursos adicionais de construção de mundo nos próximos meses e fornece maneiras para os criadores desenvolverem ambientes mais ricos, a ferramenta de IA reduzirá parte da complexidade e garantirá maneiras acessíveis de personalizar espaços 3D online.

O Oncyber planeja lançar a ferramenta de IA para um grupo seleto de testadores a partir desta segunda-feira (20), mas Boutaleb disse que não vai demorar muito para que a novidade seja liberada para todos os públicos — alguns dias depois, talvez.

O futuro do Oncyber

Funcionalidades de IA mais robustas também estão no horizonte. Boutaleb disse que, com o tempo, espera adicionar recursos generativos mais complexos, como a capacidade de gerar arquitetura 3D sob medida ou modificada simplesmente digitando uma solicitação. Com o tempo, o objetivo do Oncyber é ter “cada vez menos fronteiras/limites” para os usuários, acrescentou.

Lançado em 2021, o Oncyber se autodenomina uma plataforma de metaverso e compartilha pontos em comum com plataformas de metaversos da Web3, como Decentraland e The Sandbox, que também permitem que os usuários personalizem seus próprios espaços online.

Publicidade

Mas, ao contrário dessas plataformas, o Oncyber não vende terrenos NFT necessários para construir nesses mundos, rejeitando a premissa de “FOMO” e a especulação alimentada pela escassez de terrenos. O Oncyber vende modelos baseados em NFT, no entanto, trabalhando com arquitetos e designers para desenvolver espaços pré-fabricados que podem ser ainda mais personalizados.

No entanto, também existem espaços e modelos gratuitos que usuários podem usar sem precisar ter um NFT ou uma carteira cripto para criar um espaço. 

O Oncyber também permite que os usuários tragam NFTs construídos no Ethereum, Solana, Polygon e outras redes. Alguns colecionadores de NFT usam o Oncyber para criar suas próprias galerias de arte virtuais, enquanto outros usam a plataforma para hospedar eventos imersivos da comunidade online.

Como o Oncyber — que arrecadou US$ 6,7 milhões no ano passado — não estava atrelado ao ciclo de hype dos terrenos NFT, Boutaleb disse que sua equipe se concentrou na iteração constante da plataforma. Outras adições recentes incluem suporte VR aprimorado, além da capacidade de portar fluxos externos de vídeo e compartilhamento de tela.

 * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.