Imagem da matéria: Como mineradores de Bitcoin estão ganhando milhões no Texas sem fazer nada
Foto: Shutterstock

crise de calor no Texas fez com que a rede elétrica entrasse em sobrecarga recentemente, o que exigiu a aplicação de procedimentos de emergência – afetando em primeiro lugar as mineradoras de Bitcoin.

Devido ao calor excessivo que o estado americano sofreu recentemente, várias empresas foram pressionadas a recusar suas operações de mineração, embora temporariamente. A Riot, por exemplo, foi manchete nesta semana por ter “sido paga” para encerrar as atividades momentaneamente, juntamente com a Marathon Digital, que relatou uma queda de 9% nas produções de Bitcoin.

Publicidade

O Conselho de Fiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT) foi forçado a implementar procedimentos de emergência durante agosto para garantir que os clientes nunca ficassem sem energia, uma vez que uma onda de calor atingiu o estado. A ERCOT fornece energia a cerca de 25 milhões de texanos, ou seja, 90% da carga da rede do estado.

Os procedimentos de emergência referem-se a consumidores de energia específicos, como mineradoras de Bitcoin, reduzindo suas necessidades de energia (efetivamente, desligando máquinas).

A mineração de Bitcoin muitas vezes pode ser uma atividade um tanto controversa. Computadores especializados conhecidos como ASICs se conectam a uma infinidade de fontes de energia e começam uma competição para encontrar um número aleatório. Em média, a cada dez minutos, um computador encontra o número e pode adicionar o mais novo bloco de transações à blockchain do Bitcoin. Atualmente, um minerador de Bitcoin recebe 6,25 BTC para cada bloco que adiciona à cadeia.

“Para esclarecer, não estamos sendo pagos para desligar”, disse Jason Les, CEO da empresa de mineração Bitcoin, Riot Platforms.

Ele se refere aos US$ 31 milhões em créditos de energia que sua empresa recebeu da ERCOT, Les disse ao Decrypt: “A maior parte dos créditos que obtivemos provém essencialmente do poder comercial.” O CEO acrescentou que eles têm contratos de energia e “optando por não minerar” ganham dinheiro com o spread entre o preço do contrato e o preço de mercado.

Publicidade

Outra empresa, a Iris Energy, faz o mesmo.

Les também apontou para uma estratégia única implementada pelo ERCOT para gerir a incerteza e a variabilidade na rede – serviços auxiliares.

Os serviços auxiliares são adquiridos pela ERCOT no mercado do dia seguinte para equilibrar a oferta e a procura de eletricidade previstas no dia seguinte na rede e mitigar problemas operacionais em tempo real.

“Participamos de programas de serviços auxiliares”, disse Les, explicando que eles não só se qualificam para o programa, como também permite a venda à ERCOT do “direito de controlar a nossa carga como quiserem.”

Anthony Power, analista de mineração da Compass Mining, considera o que a Riot e outros estão fazendo como “a melhor estratégia.”

Publicidade

Como ele explicou ao Decrypt, a Riot pode fazer isso porque eles usam contratos de compra de energia, essencialmente permitindo que eles minerem a um preço específico.

Isso também tem um incentivo financeiro para as mineradoras. Eles podem “minerar BTC ou reduzir a energia quando os preços estão altos para vendê-la de volta à rede”. Isso oferece um retorno melhor do que a mineração, além de responder às necessidades da rede de energia.

Para Les,”a ERCOT é um mercado desregulamentado onde a energia é negociada”. Isto significa que “os preços elevados são um sinal de mercado de que a rede necessita de energia”. Ele concluiu que “como qualquer mercado, isso representa a demanda próxima à oferta.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

Coinbase mira USDT da Tether com meta de expandir o USDC em US$ 86 bi

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse na quinta-feira (13) que o…
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro
Imagem da matéria: Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

A equipe de Fórmula 1 da Aston Martin exibirá a marca da Coinbase nesta temporada, com o acordo sendo pago exclusivamente em USDC
Imagem da matéria: Por que o Bitcoin está menos vulnerável à "guerra de tarifas" de Trump

Por que o Bitcoin está menos vulnerável à “guerra de tarifas” de Trump

O ultimato do presidente Trump antes do Super Bowl quase não afetou o preço do Bitcoin, que abriu a semana em alta