O Palmeiras finalmente vai entrar para a lista de clubes brasileiros que possuem a sua própria criptomoeda ao anunciar na manhã desta quarta-feira (8) o lançamento do $VERDÃO, o seu fan token oficial.
O recente tricampeão da Libertadores fechou uma parceria com a Chiliz, empresa que lidera o setor de fan tokens, para emitir e disponibilizar a nova moeda através da plataforma Socios.com.
De acordo com o anúncio oficial do Palmeiras, os jogadores vão poder comprar o fan token para apoiar diretamente o clube enquanto aproveitam uma série de benefícios especiais como detentores da moeda.
Entre as recompensas citadas pelo clube está o direito de votar em várias decisões do time como design de produtos e numeração de camisa de jogador, bem como pedir músicas, mandar mensagens, e assim por diante.
Os torcedores que adquirirem o $VERDAO também poderão participar de sorteios e ganhar recompensas colecionáveis do time. Um diferencial é que os sócio-torcedores Avanti poderão receber de graça uma unidade de token para testar os benefícios.
Esse fan token distribuído gratuitamente para a torcida será intransferível e vale para os sócio-torcedores com mais de 18 anos. As regras de reivindicação serão divulgadas no futuro. Até o momento, não há uma data prevista para o lançamento do $VERDÃO.
Leia Também
“Além de ser uma importante e nova fonte de receita, acreditamos que os fan tokens aumentarão a conexão digital com nossos torcedores. Depois de um processo de análise muito cuidadosa, estamos felizes em anunciar a Socios.com como a mais nova parceira do Palmeiras”, disse em nota o presidente do clube, Maurício Galiotte.
Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz, ressaltou que a nova parceria com o Palmeiras significa que a sua empresa já se tornou sócia de três dos quatro melhores times da Libertadores deste ano. A Chiliz, vale lembrar, também é a emissora dos fan tokens do Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro e São Paulo.
O que é um fan token?
Fan token é um tipo de criptomoeda criada especialmente para uma torcida e garante a seus detentores benefícios exclusivos determinados pelo próprio time.
Os benefícios podem ser descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas, concorrer a prêmios, participar de decisões do time através de votação, entre outros.
Dentro das diferentes categorias de criptomoedas, o fan token se enquadra nos tokens de utilidade, o que significa que seu intuito principal é ser utilizado como meio de acesso a serviços e bens da “vida real”.
Por essa razão, o fan token não tem como objetivo gerar retorno financeiro e deve ser visto como uma forma de um torcedor apoiar seu clube.