Os funcionários da empresa de software MicroStrategy agora podem receber pagamentos em Bitcoin em seus endereços de e-mail corporativo, revelou o cofundador e presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, durante o Cafe Bitcoin Twitter Spaces realizado na última semana.
Pode soar como um feito mágico, mas qualquer um pode configurar um endereço de e-mail na Lightning Network do Bitcoin. Mostraremos como.
A Lightning Network é uma solução que corrige alguns problemas de escalabilidade do Bitcoin. Tradicionalmente, quando alguém deseja receber um pagamento via Lightning, ele gera uma fatura (invoice) Lightning — uma longa sequência de caracteres embaralhados que não é legível por humanos.
Para resolver isso, o padrão Lightning Address está se espalhando por todo o setor, substituindo o longo e feio invoice pelo que parece ser um endereço de e-mail familiar.
So @MicroStrategy converted my corporate email address into a #Lightning⚡️ address and people keep sending me 21 sats…🧡 pic.twitter.com/FHde6RtA6N
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) April 17, 2023
Conforme mostra o site da Lightning Address, vários serviços Lightning em todo o setor oferecem uma maneira de configurar facilmente um desses endereços, como Zebedee, Alby e Breez. Cada serviço tem seu próprio domínio exclusivo — você escolhe o que te agrada mais.
Neste exemplo, usaremos o aplicativo de jogos de Bitcoin Zebedee, um dos proponentes mais populares de endereço Lightning.
Quando você instala o Zebedee em seu celular, logo o aplicativo pede para você criar um “gamertag”, que é simplesmente um Lightning Address com outro nome.
Selecione um nome e — voilà! Você criou um endereço Lightning. É tão fácil quanto isso.
É importante observar que, como a indústria do Lightning ainda está florescendo, o Lightning Address não pode ser usado em todos os lugares. O site do Lightning Address apresenta uma lista de carteiras e serviços Lightning que suportam o envio ou recebimento de pagamentos com um Lightning Address.
Leia Também
Se você quiser ficar realmente chique, também é possível adicionar suporte Lightning ao seu próprio domínio pessoal, como Saylor fez com o MicroStrategy.com. (Observe que você deve possuir o domínio para poder fazer isso. Não funcionará para um e-mail gmail.com, por exemplo.)
Configurar isso também é muito fácil, desde que você tenha a capacidade de fazer upload de arquivos para o servidor do site. A extensão de Lightning para o navegador, Alby, recentemente mostrou as etapas de como fazer isso no Twitter.
Primeiro, instale a extensão do navegador Alby, disponível no Chrome e no Firefox, e configure uma conta no Alby. Na parte inferior da página de criação de conta, você criará um novo Lightning Address.
Depois disso, acesse aqui: https://getalby.com/.well-known/lnurlp/<USERNAME>, adicionando seu nome de usuário no final da URL. Por exemplo, se seu nome de usuário é “alyssa”, então acesse https://getalby.com/.well-known/lnurlp/alyssa.
Se tudo estiver bem, sua página ficará mais ou menos assim:
Em seguida, baixe o arquivo localmente para poder usá-lo na próxima etapa clicando em “salvar” no canto superior esquerdo. Exclua “.json” no final, para que o nome do arquivo seja apenas o seu nome de usuário.
Quando essa etapa estiver pronta, carregue este arquivo para o mesmo local em seu próprio servidor de site: Por exemplo, se seu domínio for http://bitcoinrulez.com, você deverá enviar o arquivo para https://bitcoinrulez.com/.well-known/lnurlp/<USERNAME>
E é isso! Agora você pode tentar enviar um pagamento Lightning para um e-mail nesse domínio e verificar se funciona. Se você seguiu as etapas corretamente, agora pode fazer com que as pessoas enviem satoshis diretamente para o seu endereço de e-mail, assim como Michael Saylor.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo