Imagem da matéria: Como comprar um NFT desenvolvido na rede Ethereum
Foto: Shuttestock

Tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) são tokens desenvolvidos em blockchain e que comprovam a governança de itens digitais, como arquivos de imagem e vídeo ou ativos físicos (menos comuns).

Ao longo de 2021, a popularidade dos NFTs explodiu conforme grandes marcas e celebridades criam e compram NFTs e os volumes negociados também aumentam.

Publicidade

Muitos dos projetos NFT que lideram a febre, como Bored Ape Yacht Club, CryptoPunks e Pudgy Penguins, são tokens padrão ERC-721 desenvolvidos no blockchain Ethereum.

Na Ethereum, o mercado NFT OpenSea domina a negociação de NFTs: em outubro de 2021, 97,9% de toda a atividade de NFTs da Ethereum aconteceu no OpenSea.

Neste guia do Decrypt, você irá aprender alguns passos simples para comprar seu primeiro NFT da Ethereum:

– Compre ether (ETH) em uma corretora de criptomoedas, como Coinbase ou Kraken.

– Crie uma carteira cripto, como a MetaMask.

– Envie ether da corretora cripto à sua carteira.

– Sincronize sua carteira com um mercado NFT, como o OpenSea.

– Compre um NFT nesse mercado com o ether armazenado em sua carteira.

1) Compre ether

Você precisa de ether para entrar no mundo dos NFTs porque é a moeda nativa da famosa rede blockchain Ethereum e grande parte dos NFTs é desenvolvida nela.

Para obter ether, você precisará acessar uma corretora de criptomoedas, como Coinbase ou Binance.

Nem todas as corretoras permitem que você compre e venda todas as criptomoedas. No entanto, por ser a segunda maior criptomoedas em termos de capitalização de mercado, ether está listada em quase todas as corretoras.

Publicidade

Se você acabou de entrar para o mercado cripto e não tem ideia de qual corretora usar, confira um guia para te ajudar a tomar uma decisão.

Apesar de grande parte dos NFTs estarem na Ethereum, também existem outras alternativas. Algumas, como NBA Top Shot, são desenvolvidas no Flow, um blockchain com foco em NFTs e criado como alternativa à Ethereum.

Mais recentemente, NFTs desenvolvidos no Solana, o “Ethereum killer” (termo dado a redes que podem destronar a Ethereum no futuro), também explodiram.

Voltando aos NFTs desenvolvidos na Ethereum… A segunda etapa é criar uma carteira cripto!

2 Crie uma carteira cripto

Existe muitas carteiras Ethereum por aí, mas a mais popular é MetaMask.

MetaMask é um plugin de navegador e funciona bem no Google Chrome ou Brave. Quando instalada, permite que você armazene ether e tokens desenvolvidos na Ethereum.

Publicidade

Criar uma carteira cripto parece difícil, mas é rápido e fácil. Baixe e instale MetaMask pelo site e, quando o logo da raposinha aparecer em seu navegador, clique nele. Você terá de preencher alguns passos, como a criação de uma senha.

MetaMask te fornecerá uma “Frase Secreta de Recuperação”, que você precisará guardar em um lugar seguro, como em um pedaço de papel. É uma frase de doze palavras que poderá ser usada para desbloquear uma carteira na MetaMask.

Tome cuidado com sua carteira cripto. Esquemas de phishing têm usuários da MetaMask como alvo nas redes sociais. Às vezes, parecem tão realísticos que até grandes colecionadores de NFTs caíram neles.

Não precisa entrar em pânico: você estará seguro contanto que não compartilhe sua frase de segurança (ou “seed phrase”).

3) Envie ether à sua carteira

Agora que você tem ether e a MetaMask, é hora de enviar ether à sua carteira.

Você não precisaria completar essa etapa se pudesse comprar um NFT diretamente na Ethereum com sua conta de corretora.

Mas a forma como a negociação de NFTs funciona é como ir a um mercadinho que não aceita cartões, então você precisará andar com dinheiro físico em sua carteira.

Também é possível comprar ether diretamente na MetaMask. No entanto, essa opção possui taxas maiores do que as cobradas por corretoras. Felizmente, enviar ether à MetaMask é algo bem mais simples!

Publicidade

Vá até a página “enviar” ou “sacar” de sua corretora que permite que você movimente fundos para uma carteira cripto.

Pedirá que você insira a quantidade que quer enviar e um endereço blockchain, então você precisará copiar o endereço público mostrado em sua MetaMask (que começa com 0x). Pense no seu endereço Ethereum como o número de sua conta bancária no blockchain ou algo do tipo.

Lembre-se: a MetaMask automaticamente gera um endereço público Ethereum para você ao criar uma carteira. No futuro, você pode criar quantos endereços quiser.

4) Sincronize sua carteira com a OpenSea

NFTs são negociados em mercados NFT e, até agora, OpenSea é o mais popular quando o assunto são NFTs desenvolvidos na Ethereum.

Criar uma conta no OpenSea demora alguns cliques. No canto superior direito do site do OpenSea, você verá o ícone de uma carteira.

Clique nele e verá uma longa lista de carteiras cripto compatíveis. Escolha a MetaMask se você criou essa carteira. Se você optou por uma alternativa, selecione-a na lista; muitas carteiras são compatíveis com o protocolo WalletConenct para a conexão com websites.

Publicidade

Quando você escolher MetaMask na sua lista, OpenSea irá mostrar uma janela, indicando “Connect with MetaMask”. Clique em “next” e seu perfil será automaticamente criado. Pronto!

Até você customizar sua conta no OpenSea com uma foto de perfil e um nome de usuário, seu perfil será “unnamed”, contendo apenas seu endereço público Ethereum. Mas não se preocupe em acrescentar mais detalhes – OpenSea não é uma plataforma de rede social.

5) Compre um NFT no OpenSea

A indústria cripto não é conhecida por suas plataformas e aplicações de fácil uso. Porém, OpenSea é uma exceção: o site é quase intuitivo e é como se você estivesse acessando uma plataforma de e-commerce.

O lado negativo é que o serviço ao cliente quase não existe, mas é improvável que você precise de muita ajuda.

Depois que você decidir qual NFT quer comprar, você terá três opções no OpenSea: comprar agora, fazer uma oferta e dar um lance.

Compre agora

NFTs podem estar listados por seus donos a um preço fixo (“preço atual”), geralmente denominado em ether. Você pode comprar esse NFT ao pagar o preço pedido.

Você vai precisar clicar em “comprar agora” e seguir os passos. Certifique-se de que você tem ethers suficientes na MetaMask antes de continuar!

Se você quer comprar um NFT a um preço fixo, você vai precisar pagar taxas de transações (conhecidas como “gás” na Ethereum), que são tudo menos fixas. O preço frequentemente flutua, o que pode ser confuso para novos investidores.

Você pode verificar o status do gás (uma transação NFT pode exigir gás assim como uma “Transferência ERC-20”, então você pode usá-la como uma estimativa).

MetaMask irá sugerir uma quantidade, dependendo das condições da rede no momento, então você não precisará calculá-la.

Fazer uma oferta

Talvez você goste de negociar e ache que sua contraoferta seja atraente. Caso sim, você pode fazer uma oferta e ver se o vendedor aceita ou não.

Se você fizer uma oferta em um NFT e o vendedor aceitá-la, o vendedor paga o gás.

Dar um lance

Alguns vendedores gostam que haja competição por seus NFTs, então irão colocá-los em leilão em vez de vendê-los a um preço fixo. Sua única opção é dar um lance a um preço que você considera justo.

Mas sua oferta precisa ser pelo menos 5% maior do que o lance anterior. O maior lance irá ganhar o leilão se também atender aos requisitos mínimos de lance.

Por fim, existem alguns donos de NFTs que não põem seus NFTs à venda (seja a um preço fixo ou a leilão). Mas isso não significa que você não pode tentar e convencê-lo com uma oferta atrativa.

Esses NFTs terão apenas uma opção de “fazer oferta” disponível. Se você não perguntar, não vai conseguir.

Se você seguiu todas essas etapas e já fez uma aquisição, parabéns por adquirir seu primeiro NFT! Clique em seu perfil, no canto superior direito do OpenSea, e verá a lista de todas as suas aquisições de NFTs.

Você pode esconder seus NFTs em seu perfil (assim como a Visa, Coca-Cola e Budweiser deviam ter feito!).

Lembre-se: você não pode escondê-los de seu endereço público Ethereum (visualizáveis em exploradores de blocos, como o EtherScan). Diferente das finanças tradicionais, cripto é extremamente transparente.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Beefund: Exchange remove Beeb 2.0 e assume que projeto “prejudica” usuários

Beefund: Exchange remove Beeb 2.0 e assume que projeto “prejudica” usuários

“Para proteger os direitos dos usuários, decidimos não oferecer mais suporte ao token BEEB e colocá-lo sob observação”, disse a SuperEx
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock agora é maior que seu ETF de ouro

ETF de Bitcoin da BlackRock agora é maior que seu ETF de ouro

Após uma semana de sucesso impulsionada pela reeleição de Donald Trump, o ETF de Bitcoin da BlackRock quebrou recorde atrás de recorde
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Moeda de Bitcoin à frente de logotipo Facebook

Bitcoin supera Meta e se torna o 9º ativo mais valioso do mundo

A maior criptomoeda do mundo superou a Meta (antes Facebook) após atingir uma nova máxima histórica de US$ 76,2 mil