Imagem da matéria: Como comprar e vender Bitcoin com segurança

A compra e venda de criptomoedas é uma atividade muito popular desde que o Bitcoin e outras divisas virtuais foram criadas. Os fatores que beneficiam o alto volume de transações são: o carácter descentralizado das criptomoedas —não dependentes de governos nem bancos centrais—, o grande crescimento de seu valor nos últimos anos e a facilidade com que estas operações se podem completar.

Uma das perguntas mais frequentes, que interessa especialmente aos utilizadores menos experientes, está relacionada com a compra e venda de Bitcoin, a mais popular das moedas virtuais: posso comprar, vender e armazenar Bitcoin de forma segura?

Publicidade

É uma pergunta pertinente, pois abundam as notícias relativas a atividades delitivas com o fim de roubar criptomoedas. Só nos primeiros seis meses do ano 2019, tinha sido roubada uma quantidade de moedas virtuais equivalente a quase 5 bilhões de dólares.  Muito superior aos $1,7 bilhões em todo o ano 2018. Por isso, o medo dos utilizadores deste tipo de instrumentos parece ser justificado.

Quem rouba as criptomoedas e como o faz?

O Bitcoin e as outras criptomoedas são produtos virtuais, que não existem fisicamente como o dinheiro tradicional. Por isso, as atividades delitivas com o objetivo de roubá-las acontecem na Internet. Os responsáveis de tais roubos são os conhecidos hackers, que estudam e tiram proveito da vulnerabilidade de alguns sistemas de segurança online.

As formas mais comuns de hacking não são muito diferentes das que se utilizam para roubar qualquer outro tipo de conteúdo armazenado em computadores ou online. O uso de distintos tipos de malware, por exemplo, possibilita o acesso a equipas e informações após enganar os usuários para descarregar e instalar estes ficheiros. Os usuários, então, podem perder palavras-chave, números de contas pessoais ou outros dados chave que ficam nas mãos dos ladrões.

phishing é também um recurso muito habitual de estes hackers. É uma tática que consiste na obtenção dos dados pessoais e palavras-chave dos usuários quando estes respondem a mensagens ou visitam sites aos que são direcionados pelos hackers. Este direcionamento realiza-se através de links que acompanham e-mails aparentemente legítimos, com frequência após terem suplantado a identidade de pessoas ou empresas reais.

Publicidade

Ideias para comprar e vender Bitcoin de forma segura

Em seguida, falaremos das três formas mais conhecidas e efetivas para garantir a segurança dos usuários no processo de compra, venda e armazenamento de Bitcoin:

Serviços de custódia

Ideais para os usuários menos experientes. Estes produtos oferecem as garantias necessárias para os utilizadores, mas não exigem grandes conhecimentos para a sua utilização. Combinam o simples com o seguro, sem complicações nem riscos quando for escolhido o provedor certo.

Skrill, por exemplo, é uma empresa líder no setor dos serviços de custódia, e desde 2018 oferece esses serviços também associados às criptomoedas. Através da Skrill é possível comprar quantidades de Bitcoin que são armazenadas diretamente de forma segura nesse serviço virtual. O usuário pode eleger não mexer nos Bitcoins armazenados, tal como com o dinheiro tradicional que fica na sua conta bancária. Ou pode realizar operações de venda, compras e pagamentos online e outras funcionalidades oferecidas pela Skrill.

Todas as operações estarão protegidas por uma companhia com quase 20 anos de experiência no setor dos pagamentos e transferências de fundos online. Essa experiência é a principal garantia para os usuários, pois não é mais uma empresa de recente criação sem bagagem no setor financeiro. A Skrill, que foi fundada no ano 2001, faz parte de um grupo cujos ingressos anuais ultrapassam os $1,9 bilhões.

Publicidade

Outra empresa que oferece serviços de custódia é a Coinbase. A Coinbase, como a Skrill, tem uma experiência de vários anos no setor do intercâmbio de criptomoedas. Sediada em San Francisco, foi criada em 2012 e seis anos depois, em 2018, anunciou o lançamento da sua divisão de custódia de criptomoedas. Uma evolução que se assemelha à da Skrill e que permite a compra, venda e custódia de Bitcoin de forma segura.

Serviços de intercâmbio online

Esta alternativa é especialmente indicada para os usuários que realizam a compra e venda de Bitcoin com uma frequência diária. Por exemplo, a Binance permite o intercâmbio seguro, poupando o tempo que requer a transferência a dispositivos externos ou outras formas de armazenamento seguro.

A Binance oferece diferentes planos de suscrição para dar resposta às necessidades de distintos clientes. Também inclui outros serviços adicionais que podem ajudar os usuários menos experientes a conhecer melhor o mundo do Bitcoin e das criptomoedas. Para isso, oferecem materiais de estudo e informações atualizadas sobre estratégias. Uma ferramenta muito completa com a que os usuários podem comprar e vender Bitcoin de forma segura.

Conclusão

Comprar e vender Bitcoin de forma segura é possível. Mas é preciso equipar-se com as ferramentas adequadas para evitar ser alvo de criminosos. Embora as opções sejam muitas, já vimos que umas oferecem opções mais interessantes ou abrangentes do que outras. Também, que há alternativas mais orientadas a usuários experientes e outras que facilitam ajudam a quem se está iniciando na compra e venda de moedas virtuais. Serão muitos os fatores a levar em conta antes de optar por uma destas ferramentas. Mas o que é claro é que opções como o serviço de custódia oferecido pela Skrill garantem que os clientes possam realizar suas operações sem medos nem riscos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” explica por que não vai comprar ETF de Bitcoin

Robert Kiyosaki defende há anos Bitcoin, ouro e prata como as maiores reservas de valor
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Bitcoin e Ethereum andam de lado, enquanto algumas altcoins registram ganhos em um dia de perdas para os índices acionários globais
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin pode não ter efeito imediato no preço como mercado espera, diz Coinbase

Coinbase disse acreditar que o atual movimento de preços é apenas o começo de uma corrida de alta mais longa
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste