Imagem da matéria: Como Atrair Visitantes para o Meu Blog

Atualmente quem quer saber como ganhar dinheiro na Internet pode investir em um blog. Ter um espaço na Internet para disseminar informações ou, em alguns casos, vender produtos ou simplesmente usar como portfólio, pode render algum lucro financeiro.

Quem tem um blog que aborda cultura, esportes, moda, ou qualquer outro tema, sabe que nem sempre é fácil atrair visitantes. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias capazes de contornar essa falta de público e tráfego.

Publicidade

Ao adotar as estratégias adequadas para atrair visitantes, você terá condições de consolidar uma boa base de leitores para o seu blog, podendo obter alguns lucros com esse espaço.

Dicas para o seu blog ser relevante

A relevância online é o que pode diferenciar o seu blog dos outros vários que estão espalhados pela web. Ao conseguir tornar o seu blog importante dentro do tema que você escolheu certamente há mais oportunidade de atrair mais visitantes.

Mas em um cenário como o atual, onde as pessoas estão cercadas por informação, como tornar o seu blog um meio importante e diferenciado? A resposta para isso é seguir algumas dicas, tais como:

Saiba o que você vai falar

Antes de criar o seu blog, escolha um assunto específico. Isso é mais vantajoso do que tentar abordar todos os temas de uma só vez.

Publicidade

Além disso, opte por um tema que você tenha uma bagagem de conhecimento. Nesse caso, pode ser esportes, culinária, informática ou algum outro tema.

Ter conhecimento a respeito do tema escolhido é importante, pois com isso você terá plenas condições de elaborar postagens com conteúdo interessante e capaz de cativar os leitores.

Saiba com quem você vai falar

Esse é outro passo fundamental que deve ser seguido antes mesmo de criar o seu blog. Você deve saber como e com quem vai se comunicar, pois assim poderá entender a linguagem do seu público e interagir com ele da melhor maneira possível.

Não adianta tentar se comunicar com todas as pessoas, pois é necessário segmentar a sua audiência, procurar o público que se interessa pelo tema proposto por você e, dessa maneira, dialogar com esse público.

Publicidade

Caso o seu blog tenha o intuito de divulgar algum produto que você vende, pesquise quem é o público que vai demonstrar algum interesse pelo seu produto. Dessa maneira você terá condições de elaborar estratégias de venda.

Faça um planejamento de postagens

A frequência com que você efetua postagens é uma maneira de consolidar o seu público de leitores. Por isso, é válido optar por escolher dias certos para publicações.

Dessa maneira você pode se programar melhor para pesquisar assuntos e os seus leitores estarão habituados com o seu ritmo.

Ter um calendário planejado de postagens auxilia a sua organização, não interferindo em outras tarefas do seu dia a dia. Sendo assim, o planejamento é um elemento básico para um blog obter sucesso.

Escolha um visual bacana

É isso mesmo, imagem é importante quando o assunto são blogs. Por isso, ao montar o seu blog, opte por templates que, além de serem atraentes e adequados com o conteúdo escolhido, também facilitem a navegação dos leitores.

Publicidade

O WordPress, por exemplo, é uma plataforma para blogs que traz uma quantidade satisfatória de temas, e muitos são gratuitos. Lembre-se que um bom visual ajuda a atrair público.

Entenda as técnicas de SEO

Destaque das palavras-chaves e escolha de títulos adequados, pois esses são alguns dos aspectos mais básicos das famosas técnicas de SEO. Tais técnicas consistem em práticas que visam tornar as suas postagens mais visíveis nas páginas de busca do Google.

Ao adotar as técnicas de SEO, você tem a possibilidade de posicionar melhor o seu blog no Google, o tornando mais acessível para uma boa parte de leitores. Por isso, é importante escolher bem e destacar palavras-chaves condizentes com o tema proposto.

Não dispense as redes sociais

Hoje em dia as redes sociais são espaços tão relevantes na Internet que é impossível pensar qualquer estratégia na web sem fazer uso pelo menos de uma delas. No caso dos blogs, você pode compartilhar as suas postagens no Facebook, no Twitter ou outra rede.

No entanto, é preciso antes ter um planejamento, compreender como é a dinâmica de cada rede social e, dessa maneira, ver quais são as que se adaptam com o seu tipo de conteúdo e com o seu público.

Faça parcerias

Para atrair visitantes, uma das alternativas também pode ser criar parcerias com outros blogs parecidos. Por isso, vale a pena entrar em contato com outros blogueiros e analisar como um pode contribuir com o outro.

Publicidade

Além disso, convidar especialistas em um determinado assunto para redigir algumas postagens também é uma boa estratégia para conquistar mais leitores e valorizar o seu blog.

Conclusão

Na Internet você vai encontrar blogs, por isso ser diferenciado, abordar com competência o assunto escolhido e seguir as dicas acima citadas são os melhores caminhos para atrair visitantes.

Falando nisso, não deixe de compartilhar essa postagem em suas redes sociais, é bem provável que muitos blogueiros iniciantes (e até os não iniciantes) vão adorar ler essas dicas.  

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNB e Ethereum se destacam com parcerias, enquanto KangaMoon demonstra um potencial disruptivo

BNB e Ethereum se destacam com parcerias, enquanto KangaMoon demonstra um potencial disruptivo

Recentemente, MoonPay e BitPay, duas grandes organizações financeiras, uniram forças para agilizar…
Imagem da matéria: CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

Uma fatia de pizza mudou as finanças globais. Em 22 de maio,…