Imagem da matéria: Como a tecnologia blockchain pode ser aplicada em corretoras e bancos de investimento
(Foto: Shutterstock)

Blockchain, uma tecnologia de contabilidade distribuída, é considerado uma das principais forças tecnológicas disruptivas emergentes, junto com a Inteligência Artificial, Computação em nuvem e Computação Quântica. 

Se o desenvolvimento da tecnologia blockchain atingir a maturidade da forma que está prevista, ele transformará os negócios e a sociedade como um todo nos próximos anos. 

Publicidade

Considerando a busca por um contínuo aumento da lucratividade, um dos setores que pode se beneficiar da adoção da tecnologia blockchain é o de investimento bancário. 

Neste artigo, explorarei como a tecnologia blockchain pode ser usada para beneficiar bancos de investimento. 

Por que há tanto hype em torno do Blockchain?

A  tecnologia Blockchain se refere a uma estrutura de banco de dados emergente que permite que os diferentes participantes da rede distribuam acesso aos dados em tempo real e com um grau de certeza sem precedentes.

A reconciliação de dados está no centro da maioria dos modelos de negócios. No entanto, no cenário atual em que cada organização armazena os seus próprios dados, o processo é geralmente caracterizado por ineficiências.

Por isso, é necessário que diferentes entidades se comuniquem para o processamento das informações.

Considerando que a reconciliação é um componente vital dos procedimentos em investimentos bancários, a tecnologia blockchain tem o potencial de facilitar o progresso das diferentes técnicas atuais de reconciliação de dados e criar um processo muito mais eficiente.

Publicidade

Como os bancos de investimento podem ganhar com isso?  

Oportunidades a longo prazo para os bancos incluem a reestruturação dos seus sistemas operacional, de risco e financeiro em plataformas de dados compartilhadas, apoiadas em blockchain.

O impacto dessa transição seria a eliminação da maioria dos procedimentos e estruturas de dados atuais.

Embora a implantação desse novo sistema exigiria muita paciência e várias tentativas, o grande potencial quanto a custo e eficiência deve ser motivo suficiente para sustentar o interesse e investimento em soluções baseadas em blockchain.

Quais desafios os bancos de investimento enfrentam?

As operações intermediárias e administrativas de bancos de investimento são muito ineficientes e caracterizadas por:

  • Procedimentos e sistemas de reconciliação dispendiosos 
  • Processos de confirmação comercial lentos 
  • Desafios quanto à qualidade dos dados, o que resultam em interrupções comerciais
  • Obrigatoriedade em reportar as transações a agências regulatórias 

Há ainda dúvidas e questionamentos relacionadas à adoção dessa tecnologia. Contudo, à medida que os equívocos são esclarecidos, os bancos de investimento poderão usufruir das vantagens associadas ao blockchain.

Dentre os quais temos o maior retorno sobre o investimento, é aumento de vantagem competitiva.

Quais soluções a Blockchain oferece?

Com relação às atividades envolvidas em investimento bancário, a tecnologia blockchain oferece:

  • Melhoria da segurança
  • Maior transparência
  • Aumento de eficiência
  • Redução de custos
  • Contratos inteligentes

Melhoria da segurança

Os principais benefícios para instituições bancárias são, de modo geral, o reforço da segurança e a minimização de despesas.

Quando consideramos a contabilidade tradicional, suas medidas de segurança externas são adicionadas ao sistema.

Bancos de dados precisam ser protegidos contra acessos não autorizados e adulteração de informações. Isso porque a modificação de um registro de uma transação individual pode passar despercebida se não houver a inspeção desse registro.

Publicidade

O blockchain pode garantir automaticamente a segurança e a integridade dos registros de transações para todas as transações. Mesmo a menor modificação em um registro será detectada imediatamente pela rede.

Transparência aprimorada

Caracteristicamente, em uma negociação envolvendo duas ou mais partes, as informações comerciais relacionadas a essa transação são mantidas no banco de dados de cada parte envolvida. 

O problema dessa abordagem é que ela resulta em duplicação de esforços, sem falar na criação de desafios de reconciliação de dados nos sistemas de front, mid e back office em cada entidade.

No entanto, o blockchain é, em sua essência, uma tecnologia distribuída. Consequentemente, ele pode ser usado para simplificar, otimizar e reduzir transações, além de reduzir as despesas operacionais.

Maior eficiência

Dependendo dos ativos subjacentes e das obrigações das contrapartes, a tecnologia blockchain promete otimizar acordos, minimizando o tempo ou até mesmo eliminando completamente os tempos de espera entre o pagamento e a entrega.

Publicidade

Redução de custos

O custo de criação e manutenção da segurança dos registros de transações no setor bancário atual é enorme.

Embora seja improvável que a adoção potencial da blockchain acabe com as despesas relacionadas à segurança, ela pode reduzir essas despesas para somente uma fração do seu valor atual. 

Essa visão é reforçada por um relatório recente da Reuters, que afirma que os bancos podem reduzir custos em até US$ 8 e US$ 12 bilhões até 2025, adotando a tecnologia blockchain.

O relatório foi baseado em uma análise de custos de oito dos dez maiores bancos de investimento do mundo.

Contratos inteligentes

Para bancos de investimento a tecnologia blockchain promete um benefício específico.

Além de oferecer vantagens associadas ao registro das transações ela também permite automatizar processos contratuais como execução, transporte, pagamento e garantia.

Esse benefício tem importância significativa para investimentos que exijam rapidez em seus processos ou em mercados como o de commodities, em que a entrega depende de vários fatores.

Para finalizar, há muito motivos para todo o otimismo em torno da tecnologia blockchain, especialmente no setor de serviços financeiros.

Embora não acredite que ela substitua por completo o ecossistema atual, estou convencido de que seu impacto será transformador.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
moedas de dogecoin DOGE

GOAT vai lançar staking de Dogecoin com recompensas pagas em Bitcoin

A rede GOAT disse que os detentores de Dogecoin podem bloquear suas memecoins para ajudar a proteger a rede que ainda será lançada
Skin do personagem Jadeon Adam do jogo Moonray

Jogo Moonray distribui 220 mil NFTs grátis para usuários

Usuários da OpenSea conseguiram muitos NFTs gratuitos da rede Base para o Moonray, tornando o jogo com maior mintagem da plataforma