Imagem da matéria: Com risco de intervenção, Petrobras ainda é uma boa ação para se investir?
Foto: Shutterstock

O episódio da interferência de Jair Bolsonaro na Petrobras (PETR4) foi um choque para o mercado, derrubando o preço das ações. Além disso, a adição de mais um militar – e não um homem de mercado nesse caso – no Governo, traz ainda mais receios sobre a situação.

Pode-se dizer que tal intervenção marcou com pesar um ataque à própria agenda liberal do Governo. Circularam críticas com menções ao Chavismo e comparações, justas ou não, com a ex-presidente Dilma Rousseff. 

Publicidade

Além disso, não foi apenas o caso Petrobras que chamou atenção, afinal, houve uma “ameaça” feita ao setor elétrico. Não é um marco apenas para a petroleira, mas sim um risco à todas as estatais – que são normalmente alvos de “canetadas” do Estado. Entretanto, vale lembrar que nessa semana, foi enviada ao Congresso a medida provisória para a privatização da Eletrobras (ELET3). Saiba mais aqui.

Contudo, a questão principal aqui é se, e como a Petrobras pode ser impactada. Confira.

O que acontecerá com a Petrobras?

Com a reabertura das economias nesse ano e no próximo ano, e com a recuperação do preço do Brent, espera-se que a Petrobras siga o fluxo. Contudo, o acontecimento pode até mesmo impedir que a companhia performe tão bem quanto poderia.

Estes são apenas aspectos de curto prazo, e o mercado de ações olha adiante. Devemos olhar além desse problema, devemos olhar para a tese de investimentos geral da Petrobras.

As grandes economias globais como os integrantes da União Europeia e os Estados Unidos – com Biden – olham para o futuro e o enxergam green. Além disso, quase todas as gigantes do petróleo hoje se dizem companhias de energia, aumentando sua matriz limpa, como a própria Shell. Entretanto, a Petrobras caminha na direção oposta, descontinuando projetos de energia renovável, vendendo refinarias e apostando na forte extração de petróleo de baixo custo.

Publicidade

Dessa forma, se o mercado decidir olhar para esse ponto, as ações da Petrobras (PETR4) podem sair prejudicadas. Afinal, o mundo caminha para a autossutentabilidade.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

Embora a extensão total do sequestro ainda não seja conhecida, centenas de sites de protocolo DeFi ainda estão em risco, disse a Blockaid
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Os ETFs à vista de Ethereum finalmente vão estrear hoje nos EUA
Imagem da matéria: Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Bigatton foi condenado na sexta-feira (12) a três anos de reconhecimento de bom comportamento e desqualificado para administrar empresas por cinco anos
Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing

Compound, um dos maiores serviços DeFi, tem site invadido por hackers

O site da Compound Finance foi substituído por uma página de phishing que tenta roubar criptomoedas dos clientes