Imagem da matéria: Com apoio da ONU, Serra Leoa vai facilitar microcrédito via blockchain
(Foto: Shutterstock)

Serra Leoa, país na África Ocidental, vai implantar um sistema de identificação nacional baseado em blockchain que vai permitir histórico financeiro e microcréditos aos seus 7 milhões de cidadãos, segundo a empresa responsável pelo projeto, a Kiva Protocol.

O anúncio foi feito pelo presidente serra-leonês, Julius Maada Bio, durante a 73ª Sessão da Assembleia Geral da ONU que aconteceu no final de setembro em Nova York, Estados Unidos, e contou com a participação de mais de 190 países.

Publicidade

O novo modelo de inclusão financeira será o resultado da parceria do país africano com duas das divisões da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF) em parceria com a Kiva, empresa online de microcrédito.

O projeto espera fornecer a cada cidadão de Serra Leoa ferramentas de identificação pessoal e uma carteira digital com seu histórico de crédito para ajudar as pessoas no acesso a serviços financeiros, incluindo empréstimos ou serviços médicos básicos.      

“O governo de Serra Leoa formou parceria com a Kiva, PNUD e UNCDF para o fortalecimento do nosso processo nacional de identificação digital e de referência de crédito e vai transformar radicalmente seu cenário de inclusão financeira”, disse Maada Bio.

A iniciativa partiu da necessidade de identificar e incluir os 7 milhões de cidadãos do país, foi o que revelou detalhes descritos no site da kiva.

Publicidade

De acordo com a empresa, a maioria dos serra-leoneses não têm histórico de crédito nem acesso a serviços financeiros, justamente pela falta de identidade formal.

A instituição explicou o fato de Serra Leoa ter sido ser escolhida dentre 85 países pré-selecionados que estão em condições econômicas semelhantes.

“Uma razão pela qual selecionamos Serra Leoa é que atualmente [no país] só existe uma agência de crédito e que cobre [apenas] 2 mil pessoas, menos de 1% da população, e apenas 20% têm conta bancária”, descreveu.

Xavier Michon, vice-secretário executivo do UNCDF, disse que com o novo modelo de crédito e de identificação, Serra Leoa pode dar um grande salto e se diferenciar dos demais países, conforme anotou o PR News Wire.

Publicidade

“Através desta implementação, Serra Leoa está planejando construir uma das agências de crédito mais avançadas e seguras que poderá servir como um modelo para outras nações, o que pode mudar radicalmente o cenário da inclusão financeira”, comentou o executivo.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

BC divulga lista de projetos selecionados para 2ª fase de testes do Drex

Os consórcios participantes vão testar serviços financeiros disponibilizados por meio de smart contracts
Martelo de justiça de madeira em frente à bandeira dos Estados Unidos

Kraken exige júri em julgamento de ação movida pela SEC

O regulador americano processou a exchange por oferta de “valores mobiliários de criptomoedas” que incluem 11 ativos, como Solana e Polygon
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris supera Trump nas previsões da Polymarket para a eleição dos EUA

Na quarta-feira (11), Trump ainda assumia a liderança
Foto de rosto de Elon Musk

Avanços na IA e na robótica trarão uma “crise de significado”, diz Elon Musk

O CEO da Tesla opinou que os robôs trarão conforto e uma crise existencial humana