Imagem da matéria: Com apoio da ONU, Serra Leoa vai facilitar microcrédito via blockchain
(Foto: Shutterstock)

Serra Leoa, país na África Ocidental, vai implantar um sistema de identificação nacional baseado em blockchain que vai permitir histórico financeiro e microcréditos aos seus 7 milhões de cidadãos, segundo a empresa responsável pelo projeto, a Kiva Protocol.

O anúncio foi feito pelo presidente serra-leonês, Julius Maada Bio, durante a 73ª Sessão da Assembleia Geral da ONU que aconteceu no final de setembro em Nova York, Estados Unidos, e contou com a participação de mais de 190 países.

Publicidade

O novo modelo de inclusão financeira será o resultado da parceria do país africano com duas das divisões da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF) em parceria com a Kiva, empresa online de microcrédito.

O projeto espera fornecer a cada cidadão de Serra Leoa ferramentas de identificação pessoal e uma carteira digital com seu histórico de crédito para ajudar as pessoas no acesso a serviços financeiros, incluindo empréstimos ou serviços médicos básicos.      

“O governo de Serra Leoa formou parceria com a Kiva, PNUD e UNCDF para o fortalecimento do nosso processo nacional de identificação digital e de referência de crédito e vai transformar radicalmente seu cenário de inclusão financeira”, disse Maada Bio.

A iniciativa partiu da necessidade de identificar e incluir os 7 milhões de cidadãos do país, foi o que revelou detalhes descritos no site da kiva.

Publicidade

De acordo com a empresa, a maioria dos serra-leoneses não têm histórico de crédito nem acesso a serviços financeiros, justamente pela falta de identidade formal.

A instituição explicou o fato de Serra Leoa ter sido ser escolhida dentre 85 países pré-selecionados que estão em condições econômicas semelhantes.

“Uma razão pela qual selecionamos Serra Leoa é que atualmente [no país] só existe uma agência de crédito e que cobre [apenas] 2 mil pessoas, menos de 1% da população, e apenas 20% têm conta bancária”, descreveu.

Xavier Michon, vice-secretário executivo do UNCDF, disse que com o novo modelo de crédito e de identificação, Serra Leoa pode dar um grande salto e se diferenciar dos demais países, conforme anotou o PR News Wire.

Publicidade

“Através desta implementação, Serra Leoa está planejando construir uma das agências de crédito mais avançadas e seguras que poderá servir como um modelo para outras nações, o que pode mudar radicalmente o cenário da inclusão financeira”, comentou o executivo.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular do Telegram

Tether (USDT) chega à rede TON e wallet do Telegram

Parceria entre Tether e Telegram visa expandir a atratividade da TON para um público mais amplo de usuários que não entendem de criptomoedas
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
scanner plano digitaliza a palma de uma mão

TON oferece R$ 25 milhões para escanear mãos dos investidores

HumanCode se junta à The Open Network para oferecer um milhão de Toncoin como incentivo em programa de digitalização de palma da mão baseado em IA
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

O Impacto da BlackRock no mercado de tokenização de ativos do mundo real | Opinião

O autor comenta sobre o novo fundo da maior gestora de ativos do mundo e os próximos passos da economia tokenizada