Coinbase vai parar de oferecer rendimentos com USDC na Europa

A exchange encerrará seu programa de rendimento para cumprir a regulamentação de stablecoins na UE
corretora de criptomoedas coinbase

Shutterstock

A exchange de criptomoedas Coinbase descontinuará seu programa USDC Rewards para clientes na Área Econômica Europeia (EEA) a partir de 1º de dezembro de 2024, como parte de sua conformidade com os regulamentos de Mercados de Criptoativos da União Europeia (MiCA).

Na quinta-feira (28), usuários da Coinbase relataram ter recebido um e-mail no qual a exchange anunciou o encerramento de seu programa de rendimento, que permitia aos usuários ganhar recompensas por suas participações na stablecoin USDC.

Publicidade
(Reprodução/X)

A mudança ocorre porque o MiCA, introduzido em junho de 2023, impõe regras mais rígidas às stablecoins, classificando-as como tokens de dinheiro eletrônico (EMTs).

Essas regras proíbem recursos de geração de juros e exigem que os emissores mantenham reservas suficientes e obtenham autorização de moeda eletrônica em pelo menos um estado-membro da União Europeia.

Os clientes afetados receberão seus pagamentos finais dentro dos primeiros dez dias úteis de dezembro. Até lá, eles podem continuar ganhando recompensas em saldos até 30 de novembro.

Muitos clientes expressaram insatisfação com as mudanças. Paul Berg, cofundador da Sablier, comentou sarcasticamente no X (antigo Twitter) que se sente “muito grato à UE” por protegê-lo de ganhar recompensas em seu USDC.

Publicidade

O CTO da Ripple, David Schwartz, descreveu a situação como um exemplo de regulamentações que impedem as empresas de oferecer serviços “pró-consumidor”.

A Coinbase deu indícios da mudança em outubro, anunciando planos para remover ou ajustar tokens antes da entrada em vigor total da MiCA em 30 de dezembro.

Na época, a exchange de criptomoedas disse que em novembro forneceria um plano de transição detalhado para ajudar os clientes europeus a migrarem para stablecoins compatíveis, como USDC e EURC.

Na quarta-feira, a emissora de stablecoin Tether também anunciou que deixará de cunhar tokens lastreados em euros, citando obstáculos regulatórios na Europa.

Publicidade

O CEO da Tether, Paolo Ardoino, disse que o foco agora mudará para a expansão do Hadron, sua plataforma de tokenização de ativos.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.