Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Coinbase, em conexão com a History Associates Incorporated, entrou com duas ações civis contra a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) por não cumprirem as solicitações acerca da Lei de Liberdade de Informação (FOIA).

A FOIA concede a divulgação total ou parcial de informações anteriormente não divulgadas que são controladas pelo governo dos EUA. De modo geral, as agências têm 20 dias para responder — mas não necessariamente satisfazer — essas solicitações. 

Publicidade

Ainda assim, mesmo quando as agências governamentais fornecem documentos, elas podem redigir qualquer coisa que se enquadre em certas isenções: informações relacionadas com a segurança nacional, pessoal interno, negociações secretas, aplicação da lei ou registros de instituições financeiras.

No final do ano passado, a Coinbase contratou a History Associates Incorporated, uma histórica empresa privada de pesquisa, para enviar uma solicitação de FOIA em seu nome.

A exchange de criptomoedas de São Francisco estava buscando cópias de “Pause Letters” enviadas a instituições financeiras pedindo que cessassem indefinidamente todas as “atividades relacionadas a criptomoedas“, de acordo com a reclamação.

As cartas foram descritas em um relatório do Gabinete do Inspetor Geral (OIG) da FDIC, mas nunca compartilhadas publicamente. O OIG disse que as cartas apresentavam um “risco de que o FDIC limitaria inadvertidamente a inovação e o crescimento das instituições financeiras no espaço das criptomoedas”.

Publicidade

O FDIC recusou-se a fornecer as cartas à History Associates ou à Coinbase.

A History Associates Incorporate está processando a SEC por motivos semelhantes. A empresa apresentou solicitações FOIA ao regulador em busca de informações sobre três investigações diferentes — uma delas foi a recentemente encerrada investigação “Ethereum 2.0” .

“No entanto, a SEC reteve quase todos os registros responsivos com base em afirmações padronizadas de que esses casos arquivados podem estar relacionados a algumas investigações não especificadas e em andamento”, escreveram os associados da History em sua reclamação. “Essas recusas violaram as obrigações da SEC com a FOIA.”

A Coinbase e a History Associates estão longe de ser as primeiras a usar solicitações FOIA para tentar obter informações sobre como os reguladores estão decidindo quais projetos visar e quais instituições financeiras foram informadas.

Em março de 2023, a Blockchain Association apresentou seus próprios pedidos FOIA ao FDIC, ao Conselho de Governadores do Sistema do Federal Reserve e ao Gabinete do Controlador da Moeda, pedindo “documentos e comunicações envolvendo a desbancarização de empresas de criptomoedas nos Estados Unidos”.

Publicidade

Mas não deveria ser necessário chegar a esse ponto, disse no X o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal.

“Esta não é a forma de regular. E esta não é a forma de operar um governo transparente. Hoje exigimos melhor dos nossos reguladores financeiros”, escreveu ele. “Agradecemos a atenção do Tribunal a estas questões importantes e esperamos partilhar atualizações no futuro”.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas tiveram entradas líquidas de US$ 441 milhões após quatro semanas de saídas, com investidores vendo oportunidade na queda dos preços
Imagem da matéria: Ex-executivos da FTX receberão sentença até novembro

Ex-executivos da FTX receberão sentença até novembro

O diretor de engenharia, Nishad Singh, receberá a pena no dia 30 de outubro, e o CTO, Gary Wang, no dia 20 de novembro
Imagem da matéria: Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Coutinho será apresentado em São Januário neste sábado em evento exclusivo
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada