CNN
Shutterstock

A rede de TV CNN colocou um ponto final em seu experimento web3, segundo um comunicado divulgado na noite de segunda-feira (11). 

Em uma declaração também  compartilhada no Twitter, a empresa disse que a decisão foi tomada para “dizer adeus” ao projeto Vault. Nenhuma razão específica foi dada para a mudança. 

Publicidade

O Vault foi criado no ano passado e ofereceu aos compradores NFTs (Tokens Não Fungíveis) que celebravam grandes eventos apresentados nos noticiários da companhia.

“O Vault foi originalmente lançado como um experimento de seis semanas, mas o apoio e o envolvimento de nossa comunidade nos permitiram expandir esse projeto para algo muito maior”, disse a equipe do Vault no comunicado.

Mas o anúncio original feito no ano passado pela agência de notícias deixou claro que a empresa esperava que o projeto fosse durar mais do que os seis drops semanais iniciais, prometendo que distribuições futuras de NFTs incluiriam uma gama mais ampla de tópicos e formatos “à medida que o Vault crescesse e fosse se adaptando à sua comunidade de colecionadores”.

Usuários criticam o “rug pull” 

A comunidade mostrou choque com o encerramento abrupto do Vault no servidor Discord do projeto, logo após o anúncio, com alguns até chamando o movimento de “golpe de rug pull.”

Publicidade

Os usuários apontaram que, no mês passado, o Vault estava criando todo um suspense para o lançamento de novos recursos e distribuições. 

Nos documentos hospedados no site do projeto, os benefícios e produtos exclusivos da CNN oferecidos por esse projeto ainda estão listados como “em breve”.

Respondendo perguntas de colecionadores chateados, um funcionário da CNN que atende pelo nome “Jason” no Discord confirmou que haveria alguma forma de “distribuição” para compensar aqueles que compraram NFTs.

“A distribuição será feita ou por tokens FLOW ou stablecoins depositadas na carteira de cada colecionador”, escreveu ele. “No momento, estamos trabalhando nos detalhes, mas esperamos que o valor da distribuição seja de aproximadamente 20% do preço original do mint de cada NFT do Vault.”

Publicidade

Ele acrescentou que as coleções permanecerão ativas e o Marketplace do projeto será mantido no ar.

A história do Vault

No momento do lançamento do Vault, no verão de 2021, a CNN disse que o projeto representava uma oportunidade para os colecionadores adquirirem um pedaço da história.

Além disso, a rede de TV fez uma parceria com a startup Infinite Objects para oferecer – a alguns compradores selecionados – um tipo de estojo físico, o que permitia mostrar suas aquisições fisicamente dentro de suas casas, bem como nas páginas de usuário no Vault.

Os usuários não precisavam de nenhuma criptomoeda para comprar o NFT do projeto, com pagamentos coletados através do Stripe, embora tivessem que criar uma carteira digital com o Blocto para fazer transações. O projeto foi construído na blockchain Flow. 

Os tópicos trabalhados pelos NFTs variaram de eleições americanas a lançamentos espaciais. Uma colaboração recente com Jeremy Fall, lançando a coleção “Probably Nothing”, comemorou a libertação de Nelson Mandela da prisão.

Não está claro quanto a CNN levantou de fundos a partir desse projeto, mas com base nos preços iniciais de leilões de NFTs esgotados, é provável que o valor tenha chegado a casa das centenas de milhares de dólares. 

Publicidade

O diretor de novos produtos da CNN, Jason Novack, falou à revista Business Insider em abril, e afirmou: “Os NFTs estão desbloqueando possibilidades inteiramente novas que não existiam até muito recentemente – incluindo ser uma forte fonte de receita.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

O MB oferece taxas regressivas de negociação e estratégia de investimento de acordo com o seu perfil. Junte-se à maior Exchange da América Latina e negocie mais de 200 ativos digitais, como tokens, renda fixa digital e criptomoedas. Abra a sua conta gratuita!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Coutinho será apresentado em São Januário neste sábado em evento exclusivo
Imagem da matéria: Criadores do Notcoin lançam aceleradora para impulsionar a próxima onda de jogos no Telegram

Criadores do Notcoin lançam aceleradora para impulsionar a próxima onda de jogos no Telegram

Com a ajuda da empresa de análises baseada em IA, Helika, o Notcoin quer fortalecer ainda mais o ecossistema de jogos cripto no Telegram
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat (HMSTR) já está no pré-mercado; veja como negociar

Hamster Kombat já tem ordens de compra e venda fixadas no pré-mercado de grandes corretoras
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas tiveram entradas líquidas de US$ 441 milhões após quatro semanas de saídas, com investidores vendo oportunidade na queda dos preços