Imagem da matéria: Clube de Neymar vai lançar a criptomoeda do torcedor
(Foto: Shutterstock)

O clube de futebol francês Paris Saint-Germain (PSG), atual equipe do brasileiro Neymar e uma das agremiações de futebol mais ricas do mundo, vai lançar uma criptomoeda para incentivar seus torcedores e fãs.

A diretoria do PSG fez parceria com a startup de blockchain ‘Socios’ que vai oferecer aos torcedores os tokens ‘$CHZ’ da chiliZ. Embora a data de lançamento e o preço do token ainda não tenham sido revelados, o projeto deve ter início antes da próxima temporada de futebol, segundo a CCN.

Publicidade

A ‘Socios’, que em espanhol tem o mesmo significado que em português (‘associados’, ‘parceiros’), é uma plataforma especializada em projetos de grande porte. A empresa já tem trabalhos com clubes como Real Madrid e Barcelona.

A chiliZ tem o apoio de grandes nomes do mercado de criptomoedas, inclusive de investidores ligados à corretora Binance, notou a CCN, que, segundo suas fontes anônimas, disse que os projetos da chiliZ já arrecadaram US$ 66 milhões em financiamentos.

Alex Dreyfus, CEO da chiliZ, e um dos responsáveis por levar a Binance até Malta, comentou sobre o projeto e falou sobre o momento de grande ansiedade por poder contribuir com os clubes.

“Estamos nos concentrando em integrar os maiores clubes da Europa. Nas próximas semanas vamos anunciar outros grandes clubes que também se juntarão à nossa plataforma. Além da França, nossa prioridade são os clubes do Reino Unido, Itália, Espanha e Alemanha”, disse  Dreyfus à CCN.

Publicidade

Ele ainda observou que a estratégia não simboliza a estrutura corporativa já existente do clube e que o foco é o engajamento dos fãs de futebol via criptomoedas.

O diretor de parcerias do PSG, Marc Armstrong, também se manifestou.

“O Paris Saint-Germain está determinado a aproveitar as oportunidades que a criptomoeda pode oferecer. Essa tecnologia revolucionária terá um impacto importante na estratégia geral de negócios do clube e na forma como nos envolvemos com nossa base de fãs”.

Como vai funcionar

De acordo com a CCN, os detentores do token $CHZ que serão distribuídos através de uma FTO (de ‘Fan Token Offering’, ‘oferta da criptomoeda do fã,’ em tradução livre) passarão a ter status de VIP no clube.

Eles terão direito a voto na hora de escolher a cor do uniforme ou a música no dia da partida. Serão beneficiados também com entradas gratuitas em amistosos, turnês de verão e em eventos beneficentes.

Publicidade

Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Bandeiras de Israel e Irã em parede de concreto com rachaduras

Memecoins sobre guerra disparam até 1.964% com tensão crescente no Oriente Médio

Após os bombardeios dos Estados Unidos no Irã na final de semana, traders de criptomoedas impulsionaram algumas memecoins relacionadas à guerra
ilustração de hacker - ransomware

Roubo de Ethereum da Bybit impulsiona recorde de R$ 11,5 bilhões em criptomoedas roubadas em 2025

Criminosos patrocinados pela Coreia do Norte representando 70% das perdas, de acordo com um relatório divulgado na sexta-feira (27)
criptomoedas saindo de tela de celular

15 criptomoedas com chances de disparar em julho

Análises de especialistas brasileiros indicam que tanto projetos tradicionais quanto novas criptomoedas podem ser boas apostas para julho
bandeiras pareadas de Butão e Bitcoin

Bitcoin já equivale a 40% do PIB nacional de Butão

O Butão começou a minerar Bitcoin em 2020 e, cinco anos depois, acumulou o equivalente a 40% do seu PIB