Imagem da matéria: Clientes da FTX são vítimas de mais um golpe
Shutterstock

Vários credores da falida corretora de criptomoedas FTX estão sendo vítimas de um novo golpe, mas que desta vez não está vindo dos executivos da empresa. São ações de hackers que tiveram acesso a um banco de dados com informações pessoais dos credores, como saldos, número de telefone, endereço e e-mail.

As tentativas de golpe estão sendo enviadas por e-mail contendo um link malicioso, também conhecido como ataque de phishing, sendo o alvo o saldo que os clientes têm a receber da exchange.

Publicidade

“Você foi identificado como um cliente elegível para começar a retirar ativos digitais de sua conta FTX”, diz um dos e-mails enviado a vários credores.

Um print da tentativa de golpe foi compartilhado no X, antigo Twitter, pelo famoso detetive online ZachXBT: “Um amigo acabou de receber um e-mail de phishing no e-mail associado à sua conta FTX”, escreveu. 

De acordo com relatos de pessoas que vêm sendo atingidas pelo phishing, provavelmente os golpistas têm usado uma tática antiga, que é a troca de SIM, o chip de celular, quando em posse de dados pessoais. Geralmente as operadoras de telefonia lideram o número, já que isso depende da confirmação de dados sensíveis do cliente.

Conforme descreve o site CoinDesk, os golpistas tentam persuadir a vítima prometendo o resgate rápido em stablecoin USDC, “correspondentes ao saldo dos ativos digitais mantidos em sua carteira no momento da pausa da plataforma”, instando-os a clicar no link suspeito, cuja ação pode solicitar a chave privada de uma carteira de tokens ERC20, por exemplo, da rede Ethereum.

Publicidade

As tentativas de golpe ocorrem após o vazamento de dados de credores que estavam no sistema da Kroll, que é o agente de reivindicações da FTX. Dados de clientes de outras empresas de criptomoedas, como Genesis e BlockFi, também vazaram nesse ataque.

Na semana passada, a conta oficial da FTX no X, antigo Twitter, fez um alerta sobre a invasão, justamente para aos credores não serem pegos: “Por favor, permaneça em alerta máximo contra tentativas de fraude e e-mails fraudulentos que se façam passar por partes no processo de falência”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
HANDS, memecoin, mãos, rug pull,

Criador de memecoin disse que não tinha mãos, então não conseguiria “puxar o tapete” — ele mentiu

“NoHandsNoRug”, o criador da memecoin HANDS, disse que não aplicaria um rug pull. Adivinha o que aconteceu em seguida?
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain privada da empresa e que tem o token nativo XRP
Imagem da matéria: Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto tiveram a quarta semana seguida de saídas, mas o Brasil segue com tendência positiva ao lado de Hong Kong, que se destaca com a estreia de ETFs