Imagem da matéria: Clientes da FTX são vítimas de mais um golpe
Shutterstock

Vários credores da falida corretora de criptomoedas FTX estão sendo vítimas de um novo golpe, mas que desta vez não está vindo dos executivos da empresa. São ações de hackers que tiveram acesso a um banco de dados com informações pessoais dos credores, como saldos, número de telefone, endereço e e-mail.

As tentativas de golpe estão sendo enviadas por e-mail contendo um link malicioso, também conhecido como ataque de phishing, sendo o alvo o saldo que os clientes têm a receber da exchange.

Publicidade

“Você foi identificado como um cliente elegível para começar a retirar ativos digitais de sua conta FTX”, diz um dos e-mails enviado a vários credores.

Um print da tentativa de golpe foi compartilhado no X, antigo Twitter, pelo famoso detetive online ZachXBT: “Um amigo acabou de receber um e-mail de phishing no e-mail associado à sua conta FTX”, escreveu. 

De acordo com relatos de pessoas que vêm sendo atingidas pelo phishing, provavelmente os golpistas têm usado uma tática antiga, que é a troca de SIM, o chip de celular, quando em posse de dados pessoais. Geralmente as operadoras de telefonia lideram o número, já que isso depende da confirmação de dados sensíveis do cliente.

Conforme descreve o site CoinDesk, os golpistas tentam persuadir a vítima prometendo o resgate rápido em stablecoin USDC, “correspondentes ao saldo dos ativos digitais mantidos em sua carteira no momento da pausa da plataforma”, instando-os a clicar no link suspeito, cuja ação pode solicitar a chave privada de uma carteira de tokens ERC20, por exemplo, da rede Ethereum.

Publicidade

As tentativas de golpe ocorrem após o vazamento de dados de credores que estavam no sistema da Kroll, que é o agente de reivindicações da FTX. Dados de clientes de outras empresas de criptomoedas, como Genesis e BlockFi, também vazaram nesse ataque.

Na semana passada, a conta oficial da FTX no X, antigo Twitter, fez um alerta sobre a invasão, justamente para aos credores não serem pegos: “Por favor, permaneça em alerta máximo contra tentativas de fraude e e-mails fraudulentos que se façam passar por partes no processo de falência”.

VOCÊ PODE GOSTAR
antonio neto e fabricia campos braiscompany

Diretor do Procon explica como clientes da Braiscompany vão recuperar dinheiro

Segundo o promotor Romualdo Tadeu, já existe um processo coletivo contra a Braiscompany, mas clientes poderão pedir indenizações individualmente
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

O mercado cripto repercute o problema global com piadas e, claro, memecoins
Lionel Messi jogador de futebol durante partida pela seleção da Argentina

Tokens da Argentina e Espanha despencam mais de 20% após títulos; entenda por quê

Tokens oficiais das seleções da Argentina e Espanha caíram entre 22% e 25% após as vitórias de domingo
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Democratas podem recuperar votos cripto com saída de Biden, segundo especialistas

Novo candidato democrata, ainda a ser definido, está sendo incentivado a reconhecer as criptomoedas como uma tecnologia de força