torneira pingando moedas
Shutterstock

A Citadel Securities, um dos maiores market makers do mercado financeiro, está se preparando para entrar no mercado de criptomoedas. Segundo informações do Bloomberg na segunda-feira (24), pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a empresa planeja atuar como formadora de mercado em exchanges como Coinbase, Binance e Crypto.com.

Até então, a empresa evitava plataformas frequentadas por investidores de varejo devido à falta de regulamentação nos EUA. Agora, o interesse da Citadel pode crescer dependendo de mudanças regulatórias futuras.

Publicidade

Portanto, o setor financeiro prevê maior atividade em criptomoedas sob um governo Trump, que prometeu transformar os EUA na “capital cripto do planeta”. Ele inclusive já emitiu uma ordem executiva sobre ativos digitais e nomeou Hester Peirce para liderar uma força-tarefa da SEC sobre criptomoedas.

Se o ambiente regulatório melhorar, a Citadel quer se posicionar como um dos principais fornecedores de liquidez no setor, replicando seu sucesso em outros mercados financeiros.

Leia também: Market makers: como atuam os agentes que trazem liquidez para as criptomoedas e o mercado financeiro

Citadel no mercado cripto

Com sede na Flórida, EUA, a Citadel foi fundada por Ken Griffin em 2002. Empresas formadoras de mercado como Jane Street e Jump Crypto, que já operam em criptomoedas desde 2017, reduziram sua atuação nos EUA devido a repressões regulatórias, buscando alternativas em Dubai, Singapura e Hong Kong.

O interesse do mercado cripto pela Citadel pode ser resumido nas palavras do especialista Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin (MB). Em um artigo do Portal do Bitcoin sobre como atuam os formadores de mercado, Tota comentou:

Publicidade

“Hoje já é possível ver a atuação de nomes conhecidos do mercado tradicional. Quando o mercado cripto ficou suficientemente grande, isso atraiu a atenção de outros market makers que já faziam isso globalmente para qualquer tipo de ativo ou derivativo”, disse o executivo, citando como exemplos Jane Street, Citadel e Jump Trading.

VOCÊ PODE GOSTAR
Senado, EUA, Projeto de Lei, Elizabeth Warren, bitcoin, criptomoedas, sanções, Rússia, Ucrânia, carteira cripto

Senadora exige que o czar de criptomoedas dos EUA prove que não lucra com políticas cripto de Trump

A senadora democrata diz que ainda não está claro quando, exatamente, David Sacks se desfez de suas criptomoedas
Hayden Davis e Javier Milei

Advogado argentino pede prisão de empresário de criptomoedas ligado ao escândalo da Libra e Milei

Hayden Davis é o empresário de criptomoedas identificado como a suposta figura central por trás do colapso do token promovido por Milei
corretora de criptomoedas coinbase

Coinbase vai suspender as negociações das memecoins Floki, Turbo e Giga em Nova York

O preço das memecoins não mudaram muito, apesar do anúncio
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

Família Trump negociou a compra de participação na Binance.US, revela jornal

O jornal afirmou também que Changpeng ‘CZ’ procurou o governo atrás de um perdão presidencial