Imagem da matéria: Cidades da China liberam pagamento de metrô com yuan digital
Foto: Shutterstock

Moradores de Pequim e Suzhou, na China, agora podem usar o yuan digital para pagar por passagens de metrô, em mais um teste de utilização da moeda.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo governo municipal da cidade, conforme revelou o site The Block. No caso de Suzhou, a novidade foi divulgada na terça-feira (29).

Publicidade

Para usar a moeda digital chinesa, os usuários terão que ativar o aplicativo móvel do yuan por meio do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

O sistema de metrô de Pequim é composto por 24 linhas e 428 estações. Por dia, cerca de 10 milhões utilizam o transporte.

Em Suzhou, o yuan digital poderá ser usado em apenas uma linha.

Mais yuan, menos bitcoin

A liberação do yuan é mais um esforço da China de fomentar o uso de sua moeda digital controlada pelo Estado.

No início de junho, o país distribuiu US$ 6 milhões em yuan digital em um evento esportivo em Pequim. Para receber as moedas, os residentes da capital precisaram se inscrever em uma loteria.

Publicidade

Em outubro do ano passado, o governo deu para a população cerca de US$ 1,5 milhão a 50 mil residentes. As cidades de Shenzhen e Suzhou também conduziram testes nos últimos meses.

Enquanto promove o uso de sua criptomoeda próprio, a China aumenta cada vez mais a repressão contra o bitcoin e as altcoins privadas.

Neste ano, diversas províncias proibiram a mineração de criptomoedas, o que gerou um êxodo de empresas do setor para outros países, como Estados Unidos.

Além disso, o país reiterou que bancos não podem fornecer serviços relacionados a criptomoedas e pediu para as instituições financeiras combaterem o setor.