Chefe de cripto da a16z é escolhido para liderar a CFTC

Nomeação de Quintenz pode acelerar o papel da CFTC no setor cripto, principalmente se o Congresso ampliar a autoridade do regulador
Brian Quintenz - cftc

Brian Quintenz (Foto: Reprodução/X)

Brian Quintenz, ex-comissário da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), deve retornar à agência após sua seleção pelo presidente Donald Trump, de acordo com vários veículos de mídia que citaram um documento da Casa Branca na terça-feira (11).

O mandato de Quintenz como presidente e comissário terminará em 13 de abril de 2029, seguindo rumores de dezembro de que Trump estava considerando Quintenz entre outros candidatos. Enquanto isso, Rostin Behnam assumirá como vice-presidente, sucedendo Christy Goldsmith Romero.

Publicidade

Quintenz, que atualmente lidera a política cripto no braço de criptomoedas da gigante de capital de risco Andreessen Horowitz (a16z), anteriormente atuou como comissário republicano na CFTC de 2017 a 2021.

Sua nomeação pode sinalizar uma mudança para uma supervisão mais favorável ao setor cripto no mercado de derivativos de US$ 400 trilhões, ao lado de outras indicações recentes, incluindo a do tesoureiro Scott Bessent.

A16z Crypto, o braço de investimentos da empresa de venture capital, possui investimentos ativos em um portfólio que inclui Solana, Uniswap, Story, Lido, Optimism, Farcaster e EigenLayer, entre outros.

Durante seu mandato anterior na CFTC, Quintenz se destacou como um dos principais defensores do setor cripto em Washington, sendo frequentemente comparado à comissária da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Hester “Crypto Mom” Peirce, por sua postura pró-inovação.

Publicidade

Em 2022, o Decrypt entrevistou Quintenz, que falou sobre a “disputa regulatória” entre a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e a CFTC na época.

“Algumas dessas coisas são verdadeiras, mas se houver uma regulamentação bem elaborada e calibrada adequadamente, o resultado final pode ser grandes mercados líquidos com uma integridade muito forte, que se tornam pontos de acesso globais para gestão de riscos, oportunidades de hedge e descoberta de preços”, disse Quintenz na ocasião.

A escolha ocorre em meio a movimentos mais amplos da administração Trump para reformular a regulamentação do setor cripto.

O recém-nomeado czar de inteligência artificial e cripto de Trump, David Sacks, compartilhou planos de trabalhar com o Congresso em uma nova legislação sobre “estrutura de mercado” que beneficiaria a indústria.

“Acho que há uma boa chance de conseguirmos isso nos próximos seis meses”, disse Sacks no podcast “All-In”.

O setor cripto há muito tempo defende a jurisdição da CFTC em vez da supervisão da SEC, vendo o regulador de derivativos como mais favorável à inovação em ativos digitais.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.