O empresário Cooper Morgenthau se declarou culpado de fraude e de ter desviado milhões de dólares de empresas na qual conduziu o IPO para investir em criptomoedas e ações meme. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em comunicado para a imprensa na terça-feira (3).
Morgenthau era o CFO de dois SPACs e, por meio de sua posição, desviou mais de US$ 5 milhões. O empresário pode pegar até 20 anos de cadeia, porém, como fez um acordo, é certo que irá cumprir um tempo menor. A sentença será definida por um juiz até abril desse ano.
Segundo o Departamento de Justiça, o empresário perdeu a maior parte do dinheiro que roubou para aplicar em criptomoedas e ações meme.
SPAC é um meio de abrir o capital de uma empresa pelo processo de aquisição de outra empresa. Reportagem da Forbes exemplificou como funciona a ferramenta financeira: “Uma pessoa X cria uma empresa A, uma Spac, que paga todas as taxas para fazer uma oferta pública inicial de ações. Essa empresa, no entanto, não tem nenhuma estrutura (funcionários, maquinário, receita, etc.). É composta apenas pela pessoa X, que desejou criá-la. Esse único dono negocia com potenciais investidores para comprarem as ações da empresa A, com a perspectiva de futuras aquisições estratégicas”.
No caso de Morgenthau, o IPO do primeiro SPAC foi concluído e o do segundo estava em rodadas de investimento. O CFO roubou o dinheiro e falsificou recibos para inserir na contabilidade das empresas.
“Cooper Morgenthau, ex-CFO de dois SPACs, admitiu que violou a confiança que devia a seus investidores públicos e privados, roubando milhões de dólares deles para negociar ações memes e criptomoedas”, disse a promotoria no comunicado.
Não há informações sobre quais criptomoedas ou projetos do setor o empresário investiu o dinheiro roubado. Morgenthau se comprometeu a devolver US$ 5.111.335,00.
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB