Imagem da matéria: CEO do PayPal explica por que acredita no Bitcoin para pagamentos
Foto: Shutterstock

Bitcoin é realmente o “ouro digital”? Dan Schulman, CEO da gigante dos pagamentos digitais PayPal, não pensa assim. Em uma entrevista nesta segunda-feira (22) à CNBC, Schulman explorou os planos do PayPal de se expandir para criptomoedas, e reafirmou a ideia de que o Bitcoin é mais do que apenas um ativo.

“À medida que [as criptomoedas] se tornam cada vez mais utilizadas no comércio diário”, disse Schulman, “acho que elas começam a deixar de ser apenas uma classe de ativos e passam a ser uma moeda. E quando você começa a usar as criptomoedas como um instrumento de financiamento potencial, acho que isso aumenta sua utilidade e também a estabiliza. Torna-se menos volátil porque pode ser usado todos os dias, nas suas compras. ”

Publicidade

A entrevista foi com Andrew Ross Sorkin, que é o âncora do Squawk Box, e as perguntas tinham a ver com a recente decisão do PayPal de permitir que seus usuários comprem e vendam criptomoedas na plataforma.

Schulman elaborou sobre como exatamente o bitcoin opera na plataforma PayPal e descreveu algumas das limitações integradas do sistema.

Por um lado, os usuários só podem pagar em criptomoedas compradas por meio do PayPal e não podem transferir essa criptomoeda para qualquer outra carteira. Além disso, os comerciantes nunca realmente recebem nada dessa criptomoeda, uma vez que o PayPal a converte em moeda fiduciária no momento em que é negociada. (Não é diferente da maneira como a maioria dos “cartões de débito cripto” também funcionam.)

Ainda assim, é uma maneira inteligente de agilizar o processo de pagamento para pessoas que querem “gastar” um pouco de criptomoeda em algo como uma fatia de pizza, mas também, crucialmente, não é uma transação verdadeira entre comprador e vendedor, já que o PayPal está sempre trabalhando como um intermediário.

No próximo ano, explicou Schulman, os usuários poderão comprar coisas com criptomoedas de qualquer pessoa que aceite dinheiro via PayPal (no momento, isso está disponível apenas nos EUA). Reiterando um pouco do que a empresa já vem promovendo em comunicados à imprensa nos últimos dois meses, Schulman disse que “no início do próximo ano, vamos permitir que as criptomoedas sejam uma fonte de financiamento para qualquer transação que aconteça em todos os 28 milhões de nossos comerciantes .”

Publicidade

“Quando você começa a mover a criptomoeda como um instrumento de troca, acho que isso aumenta sua utilidade e também a estabiliza – porque pode ser usada todos os dias em suas compras”, disse Schulman.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
Baleia dourada envolto a moedas de bitcoin

Baleia adormecida por 14 anos movimenta R$ 17 milhões em Bitcoin

As transações dos 50 BTCs oriundos da recompensa de bloco em 2010 ocorreram nesta manhã de segunda-feira (15)
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Como será o futuro do Bitcoin à medida que recompensas aos mineradores ficam cada vez menores?

O que vai acontecer em 2140, quando os mineradores de Bitcoin não ganharem mais recompensas por blocos minerados?