A rupia digital (e-rupia), stablecoin do governo da Índia criada a partir da ideia de Moeda Digital de Banco Central (CBDC), atingiu a marca de milhão de transações em apenas um dia. No entanto, o sindicato dos bancários criticou a iniciativa pelo fato de que os funcionários das entidades financeiras teriam sido obrigados a usar o novo sistema. As informações são do CoinDesk, em publicação nesta quinta-feira (4).
De acordo com o site, os testes-piloto de CBDC ocorreram no dia 27 de dezembro de 2023, segundo informações do governador do Reserve Bank of India (RBI), o banco central do país, Shaktikanta Das.
Em outra carta, um dos bancos participantes no piloto da e-rupia disse que foi encorajado a depositar fundos e benefícios dos funcionários utilizando a CBDC como meio de troca, em vez de utilizar a moeda oficial.
“Com o objetivo de promover transações de carteira CBDC, os bancos foram aconselhados a incentivar todos os funcionários a realizar transações usando a moeda digital e garantir 100% do registro dos funcionários no aplicativo de rupia digital”, disse uma das entidades bancárias em comunicado aos funcionários, segundo apuração da reportagem.
Sindicato critica e volta atrás
O relatório, no entanto, mostra um incômodo por parte do sindicado dos bancários, All India Union Bank Employees Federation. Para a entidade, a iniciativa não pode obrigar os funcionários a usarem a carteira digital do governo.
Procurado para comentar o assunto, o secretário do sindicato, N. Shankar adotou um tom diferente e disse que a entidade era um órgão “minoritário” e que não via nenhum inconveniente. Ele disse: “Se um banco oferece serviços de CBDC aos clientes, por que não ofereceria aos seus funcionários? Não há problema algum”.
Ele acrescentou: “O RBI e o governo querem aumentar as transações das contas de carteira. Uma forma de aumentar as transações é habituar as contas de carteira dos seus próprios funcionários. Essa é uma maneira de fazer isso. Não há nada de errado nisso”.
Piloto de CBDC da Índia
Vale lembrar que o projeto de rupia digital já decorre pelo menos desde o início de 2022 e alcançar o marco de um milhão de transações até o final de 2023 sempre foi a meta.
Participam dos testes-piloto as entidades HDFC Bank, Kotak Mahindra Bank, Axis Bank, Canara Bank e IDFC First Bank.
Há cerca de dois meses, os bancos locais passaram a oferecer incentivos para a realização de transações sob o piloto da moeda digital com o objetivo de impulsionar os volumes, que na época estavam bem abaixo do esperado.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto