moeda queimando
Foto: Shutterstock

Armazenar com segurança seus bitcoins ou outras criptomoedas é muito mais difícil do que você pode imaginar. Manter os fundos em uma carteira que apenas você controla a chave privada é apenas um passo ao longo do caminho. Os usuários também devem fazer um backup adequado da carteira e mantê-lo protegido contra danos. Um usuário do Reddit perdeu recentemente a carteira em seu disco rígido, bem como os dois backups devido a um incêndio. Muito pode ser aprendido com esta história infeliz.

Fogo pode destruir um HD com facilidade

A história contada no Reddit é bastante interessante, porém triste. O usuário em questão afirma que um SSD no qual sua carteira Bitcoin tinha sido armazenada, pegou fogo. Parece que o SSD não era onde o fogo se originou; Em vez disso, outra parte do computador foi afetada. Parece que um acidente causou que o computador pegasse fogo, o que pode acontecer muito mais frequentemente do que a maioria das pessoas pensa.

Publicidade

O usuário tinha feito backup da carteira e fez cópias off-line das informações necessárias para restaurá-la. A seed de recuperação foi escrita em um pedaço de papel – não necessariamente a melhor ideia, mas ainda louvável -, além de armazenada em uma unidade USB. Ambas as soluções de backup foram armazenadas nas proximidades do disco rígido contendo o endereço da carteira Bitcoin, que foi a pior decisão a tomar.

Na verdade, ambas as soluções de backup foram perdidas no fogo. Esse é o preço que algumas pessoas infelizmente pagam pela conveniência. Quando as pessoas fazem backup de suas carteiras Bitcoin, elas devem sempre manter pelo menos uma cópia off-line em um local que nem sequer está perto de seu computador ou laptop. Especialmente se essa solução for baseada em papel, certamente será conveniente investir em material à prova de fogo para mantê-lo seguro. O mesmo se aplica às unidades USB, pois o fogo também pode destruir com relativa facilidade.

Se um incidente tão infeliz acontecer e acabar com todos os backups, a recuperação de arquivos ou dos fundos do Bitcoin podem ser quase impossíveis. De fato, recuperar dados de um disco rígido destruído pelo fogo é qualquer coisa, menos uma tarefa fácil. Supondo que alguém possa encontrar uma pessoa ou empresa disposta a percorrer o problema, o preço que alguém paga por esse serviço pode realmente ser maior do que o saldo total de Bitcoin. Nesse caso, o usuário perdeu cerca de 17 BTC, no valor de US $ 50.000.

Não existem empresas que se especializam em recuperação de dados do disco rígido. Os usuários estão efetivamente entregando uma unidade armazenando valiosas informações para um terceiro que pode ou não ser capaz de recuperá-lo. Embora poucas empresas realmente façam isso, ela cria um problema de confiança para usuários do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Investidores seguem confiantes no Bitcoin e ETF da BlackRock tem maior captação desde março

Desde março o ETF de Bitcoin à vista da BlackRock não captava mais de R$ 2,9 bilhões em um único dia
Jamie DImon, CEO do JP Morgan

Crítico do Bitcoin, CEO do JP Morgan é cotado por Trump para assumir Tesouro dos EUA

Dimon poderia ser o Secretário do Tesouro ideal, de acordo com o candidato presidencial republicano Donald Trump
Moeda de Bitcoin à frente de logo da Mt. Gox

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox se aproximam: veja as previsões

Já faz uma década, mas não vai demorar muito mais, pois bilhões de dólares em Bitcoin estão a caminho dos credores da falida exchange
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Alta do Bitcoin vai além de Trump e fundamentos mostram possível forte recuperação, diz analista

Beto Fernandes, analista da Foxbit, afirma que os próprios fundamentos do Bitcoin explicam a valorização e ressalta relação oferta e demanda