A Coti, empresa de soluções de pagamento, anunciou nesta sexta-feira (06) o ativo Djed como a principal stablecoin da rede Cardano, após o lançamento público de uma rede de testes (testnet) de sua iniciativa. Na tarde de quinta, a stablecoin da Tron, USDD, também havia sido lançada, com características parecidas – inspiradas no token UST da Terra, segundo especialistas.
Segundo a equipe da Coti, a Djed é uma stablecoin algorítmica descentralizada que é construída na Cardano e garantida pelo token de reserva Shen, que terá o papel de garantir a solidez de preços. “Especificamente, garante a taxa de colateralização e o estabilidade da stablecoin”, diz a nota.
De acordo com um vídeo explicativo, por trás da Djed está a criptomoeda nativa da Cardano, ADA. Para cada 1,0 Djed emitido, o contrato inteligente requer 0,5 ADA.
Uma stablecoin algorítmica mantém a estabilidade por meio de uma combinação de garantia e um token de reserva, ou seja, por meio da vinculação a um ativo. No caso da Djed, sua reserva é o token Shen. Por meio do token Shen, as flutuações no preço da ADA são compensadas pelo Shen cobrindo deficiências e garantindo a taxa de colateralização.
Na rede de testes, a equipe da Djed descreve o projeto como sendo baseado em contratos inteligentes para garantir a estabilização de preços e que a moeda será útil para operações DeFi. “O contrato inteligente opera mantendo uma reserva de moedas base, cunhando e queimando stablecoins e moedas de reserva”, diz a descrição.
Ainda sobre o papel do Shen, a equipe da Djed também explicou o seguinte: “Ao cunhar o $Shen, seus detentores fornecem o serviço de estabilidade aos usuários do $Djed. Para fazer isso, eles não poderão queimar $Shen por $ADA enquanto a taxa de reserva estiver abaixo de 400%, porque os usuários de stablecoins têm prioridade para queimar suas stablecoins em um valor equivalente a USD estável pago em $ADA da reserva”.
Segundo o Cryptoslate, analistas relataram vários tipos de mensagens de erro ao usar a testnet pública. Isso inclui erros como ‘tipo de garantia inválido’ e ‘solicitação indisponível’.
Leia Também
A COTI disse que espera a descoberta de falhas técnicas nesta fase. Mas garantiu aos usuários que todas as falhas serão corrigidas para o lançamento da rede principal em junho.
Stablecoin da Tron
Descrita como “dólar descentralizado”, a nova stablecoin da Tron, USDD, foi lançada um dia antes em parceria com Alameda Research e grupo Amber. Segundo o portal The Block, que antecipou a notícia com informações de um porta-voz da empresa, a nova stablecoin algorítmica da Tron segue o sucesso da UST da Terra.
No Twitter, e equipe por trás da stablecoin fez a chamada: “Muito animados em anunciar que $USDD já está disponível no SunSwap!”. Como descreve o post, a liquidez é formada no swap com a criptomoeda Tron (TRX) e com a stablecoin Tether (USDT).
Sobre segurança, uma organização autônoma descentralizada (DAO) chamada Tron DAO gerenciará o USDD.
Acerca da semelhança da USDD com a UST da Terra, o The Block diz que ela está presente em quase todos os aspectos, como por exemplo, no fato de ser um ativo projetado para incentivar os arbitradores a manter seu preço atrelado ao do dólar americano, por meio da negociação entre TRX e USDD.
Logo, assim como o TRX está para o USDD, a ADA está para o Djed. Acerca do termo ‘djed’, ele faz uma possível referência a um hieróglifo em forma de pilar que representa estabilidade.