Imagem da matéria: Cardano dispara 30% na semana enquanto demais criptomoedas caem; entenda o motivo
Foto: Shutterstock


Afetadas pela desvalorização do bitcoin, as principais criptomoedas do mercado registraram queda nesta semana, exceto por uma: a Cardano (ADA).

De acordo com dados do CoinMarketCap, nos últimos sete dias o ativo digital valorizou quase 30%. O Bitcoin (BTC), no mesmo período, caiu 12%, enquanto o Ethereum (ETH) perdeu 21% de seu valor.

Publicidade

No ano, a ADA teve um salto de 561%. Todo esse movimento positivo fez a moeda alcançar US$ 37 bilhões de valor de mercado, o que a coloca como a 3ª maior do mercado.

O que explica a alta

Parte da alta da moeda, segundo o embaixador da Cardano no Brasil, Marcus Vinicius, pode ser explicada pelas atualizações e hard forks que vêm sendo feitos no projeto desde o ano passado.

O hard fork mais recente, chamado de ‘Mary’, será lançado no próximo mês. A novidade foi anunciada pela IOHK, empresa que desenvolve o protocolo Cardano (ADA), por meio de um tweet publicado nesta semana.

“Hoje, a Cardano não tem a característica de você criar tokens. A partir de 1º de março, com esse novo hard fork, você vai poder criar tokens e queimar tokens”, disse Vinicius.

Publicidade

Em resumo, essa nova atualização irá alterar a blockchain da Cardano, que passará de uma rede single ledger (apenas ADA) para uma multi ledger (com ADA, stablecoins etc).

Outra mundança (essa de 2020) que tem feito a moeda valorizar, segundo Vinicius, é a possibilidade de fazer staking na blockchain Cardano. Em resumo, o staking consiste em bloquear ativos em uma carteira para dar suporte para a rede e, em troca, receber “recompensas”.

“As pessoas estão fazendo staking na carteira e isso recuperou muito a confiança no projeto”, falou Vinicius.

De acordo com o CoinMarketCap, até a semana passada 71,9% do fornecimento total circulante de ADA estava na blockchain Cardano, o que faz da rede a “mais descentralizada do mercado”.

Sobre a Cardano

A blockchain Cardano foi fundada pelo CEO da IOHK, Charles Hoskinson, em 2017. Ele também foi um dos cofundadores da rede Ethereum.

Publicidade

Em resumo, a rede é uma plataforma de blockchain proof-of-stake com código aberto e protocolos que vão sendo criados com base na aceitação da comunidade. Aqui neste link é possível entender tudo sobre a Cardano.

VOCÊ PODE GOSTAR
Eike Batista posa para foto

CVM determina que Eike Batista e grupo empresarial pare de vender a criptomoeda $EIKE

Em fevereiro, o empresário anunciou o Eike Token ($EIKE) para supostamente financiar uma empreitada no setor energético
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

SEC diz que stablecoins não são valores mobiliários, mas tokens com rendimento podem ser diferentes

Comissão emitiu novas diretrizes para stablecoins, afirmando que certos tipos de tokens atrelados ao dólar não são valores mobiliários
bitcoin e thereum com fundo vermelho, queda

Bitcoin, Ethereum e XRP caem para mínimas semanais em meio a liquidações  

As principais criptomoedas recuam junto com as ações desde sexta-feira, pressionadas pelos crescentes temores de inflação
Stablecoin USDC

USDC atinge recorde histórico de capitalização de mercado acima de US$ 60 bilhões com aumento da adoção

Dados mostram que o USDC agora detém uma participação de 25,4% no mercado de stablecoins, em comparação com 20,7% há três meses