Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin
Marco Legal das Criptomoedas no Brasil foi sancionado em dezembro de 2022 (Foto: Shutterstock)

O brasileiro tem um portfólio de criptomoedas mais diversificado do que a média dos pares latino-americanos. O dado vem de um estudo que a corretora Bitso fez junto aos seus oito milhões de clientes espalhados por Brasil, México, Argentina e Colômbia. 

O cliente brasileiro da Bitso tem em sua carteira 17% de altcoins (criptomoedas que não são Bitcoin), contra 11% na média da região. Um dado notável é que 3% das reservas totais (incluindo todas as criptomoedas) dos clientes brasileiros da Bitso são em Shiba Inu (SHIB). 

Publicidade

Mas a predileção pelas altcoins não diminui o apetite por Bitcoin: o brasileiro tem 58% do seu portfólio em BTC, a maior taxa entre os países analisados. A média da região no investimento da maior criptomoeda do mercado é de 53%.  

Já o oposto ocorre com a segunda maior. O brasileiro tem em média 9% de Ethereum na sua carteira, contra 20% na média da região. 

“Apesar dos desafios enfrentados pelo setor cripto, os dados que reunimos revelam que a confiança dos investidores se manteve sólida em 2023. O interesse em moedas digitais mais consolidadas, a maior diversificação dos casos de uso e a segurança de plataformas transparentes impulsionaram a adoção contínua de criptomoedas”, aponta Gabriel Alves, Vice-Presidente Global de Produto da Bitso. 

Mulheres em cripto: avanços notáveis

Embora, historicamente, dominado por homens, o setor de criptomoedas na América Latina está testemunhando um aumento na participação das mulheres, com exemplos significativos no Brasil e na Colômbia.  

Publicidade

A adoção de cripto pelo público feminino aumenta ainda mais de acordo com a faixa etária. O relatório da Bitso aponta taxas notáveis de 41% entre 55 e 64 anos e 43% para 65 anos ou mais. Isso sugere uma conexão entre a idade avançada e a capacidade das mulheres de adquirir criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Soneium: Sony lança sua nova blockchain focada em entretenimento

Soneium: Sony lança sua nova blockchain focada em entretenimento

Sony planeja explorar formas de proteger os direitos dos criadores e mecanismos para uma distribuição equitativa de valor entre criadores e fãs
mark cuban

Mark Cuban prefere ter Bitcoin do que ouro em uma economia ruim: “Tem mais valor”

Jurado do Shark Tank e bilionário, Mark Cuban afirma que Bitcoin seria mais fácil de usar como meio de pagamento do que metais preciosos
moeda de bitcoin desfocada

Bitcoin estagna em US$ 94 mil após relatório de empregos dos EUA agravar preocupações sobre inflação

“Notícia boa é notícia ruim”, disse um analista
moedas de dogecoin DOGE

ETF de Dogecoin em 2025 é uma possibilidade com memecoins sendo mais acolhidas no mercado

“Em 2025, um grande gestor de ativos lançará um ETF de memecoin. Nossa aposta é na Dogecoin”, diz firma de análises Wintermute