A Bolsa de valores de Moscou está criando uma infra-estrutura para a negociação de criptomoedas, como o bitcoin. Os planos dela está em negociar criptomoedas, assim como como derivativos e fundos negociados em bolsa (ETFs) com base neles. Este anúncio vem junto com o plano do Ministro das Finanças Alexei Moiseev para regular o bitcoin como um ativo financeiro.
Nós já estamos trabalhando na criação de uma infra-estrutura para tais transações [criptomoedas], em particular, uma plataforma para serviços pós-negociação para desses ativos.
A Bolsa de Moscou é o maior grupo de câmbio da Rússia. Opera em ações, títulos, derivativos, mercado de câmbio, mercados monetários e metais preciosos. Ela também opera o depositário central de valores mobiliários da Rússia e é o maior provedor de serviços de compensação do país.
Atualmente, a bolsa está em negociações com os reguladores para esclarecer todas as questões legais relacionadas à forma como pode negociar criptomoedas no mercado de câmbio russo e proteger o interesse de seus compradores, revelou a conferência de imprensa.
Instrumentos de negociação a serem oferecidos
A plataforma de criptomoedas da Bolsa de Valores de Moscou oferecerá uma série de instrumentos de negociação, incluindo derivados e ETFs baseados em criptomoedas, bem como as criptomoedas em si. A Bolsa disse:
Estamos prontos para organizar a negociação de produtos financeiros para os quais há uma demanda dos licitantes e seus clientes e que fornecem proteção legal suficiente … Em bolsa de valores, é possível negociar tanto as criptografia próprias quanto os derivativos sobre elas, bem como a negociação Fundos de bolsa em criptografia.
Uma segunda bolsa de valores tradicional na Rússia também está considerando a possibilidade de adicionar operações de criptomoedas à sua plataforma, de acordo com a Tass. A Bolsa de São Petersburgo é a terceira bolsa de ações mais ativa na Rússia por volume, e a maior fora de Moscou.