A Block, empresa liderada por Jack Dorsey, o criador do Twiter (agora X), concordou em pagar US$ 40 milhões para o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) por “falhas significativas” em seu programa de compliance contra lavagem de dinheiro, anunciou o regulador de Wall Street nesta quinta-feira (10).
A empresa concordou em contratar um auditor independente após violar as regras de transmissão de dinheiro e moeda virtual do Departamento, acrescentou o NYDFS.
O órgão concluiu que a empresa de Block tinha “diligência inadequada em relação ao cliente” e não conseguiu implementar sistemas suficientes para prevenir lavagem de dinheiro e atividades ilícitas.
Os serviços da Block eram “vulneráveis à exploração criminosa”, disse o NYDFS, argumentando que o “tratamento negligente” da Block em relação às transações de Bitcoin permitiu que transações amplamente anônimas escapassem ao escrutínio.
“As funções de compliance devem acompanhar o crescimento ou a expansão da empresa”, disse a superintendente do NYDFS, Adrienne A. Harris, em um comunicado.
Leia Também
Com sua chamada BitLicense, o Cash App da Block foi regulamentado pelo NYDFS como um negócio de moeda virtual desde 2018.
No ano passado, o Cash App encerrou seu suporte para pagamentos gratuitos peer-to-peer (P2P) via Bitcoin, enquanto se voltou para outros serviços de criptomoeda que atraíram os usuários.
No início do pregão de quinta-feira, o preço das ações da Block caiu 3,7%, segundo dados do Yahoo Finance. A queda acumulada no ano é de 36%.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com as Cestas Inteligentes do MB, você investe em um portfólio pronto e 100% automatizado para você aproveitar as melhores oportunidades sem ter que acompanhar cada movimento do mercado. Abra sua conta no MB, veja as opções disponíveis e experimente a partir de R$ 200!