Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

A Block, empresa liderada por Jack Dorsey, o criador do Twiter (agora X), concordou em pagar US$ 40 milhões para o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) por “falhas significativas” em seu programa de compliance contra lavagem de dinheiro, anunciou o regulador de Wall Street nesta quinta-feira (10).

A empresa concordou em contratar um auditor independente após violar as regras de transmissão de dinheiro e moeda virtual do Departamento, acrescentou o NYDFS.

Publicidade

O órgão concluiu que a empresa de Block tinha “diligência inadequada em relação ao cliente” e não conseguiu implementar sistemas suficientes para prevenir lavagem de dinheiro e atividades ilícitas.

Os serviços da Block eram “vulneráveis ​​à exploração criminosa”, disse o NYDFS, argumentando que o “tratamento negligente” da Block em relação às transações de Bitcoin permitiu que transações amplamente anônimas escapassem ao escrutínio.

“As funções de compliance devem acompanhar o crescimento ou a expansão da empresa”, disse a superintendente do NYDFS, Adrienne A. Harris, em um comunicado.

Com sua chamada BitLicense, o Cash App da Block foi regulamentado pelo NYDFS como um negócio de moeda virtual desde 2018.

Publicidade

No ano passado, o Cash App encerrou seu suporte para pagamentos gratuitos peer-to-peer (P2P) via Bitcoin, enquanto se voltou para outros serviços de criptomoeda que atraíram os usuários.

No início do pregão de quinta-feira, o preço das ações da Block caiu 3,7%, segundo dados do Yahoo Finance. A queda acumulada no ano é de 36%.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
tela mostra moeda de bitcoin em meio a chuva de dados a la matrix

Por que é quase impossível hackear a rede do Bitcoin

“A simplicidade é amiga da segurança”, diz especialista
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Empresa de Trump fecha parceria com Crypto.com para lançamento de ETFs de criptomoedas

Crypto.com irá fornecer a tecnologia para custódia das criptomoedas e o produto financeiro será gerido pela firma Yorkville America Digital
celular com logo do itau ao lado de criptomoedas e bitcoin

Itaú nega que vai criar empresa de investimentos focada 100% em Bitcoin

O banco disse que apenas está atuando como “assessor financeiro” em uma transação da Oranje BTC, que planeja comprar R$ 1,2 bilhão em Bitcoin
moeda de bitcoin sobre notas de yuan

Governos locais da China vendem Bitcoin para abastecer cofres públicos

Mesmo com a proibição às criptomoedas na China, a empresa Jiafenxiang já movimentou mais de 3 bilhões de yuans em operações para o governo chinês