Equipe da Bitmain no lançamento da Antminer S21 e S21 Hydro em Hong Kong
Equipe da Bitmain no lançamento da Antminer S21 e S21 Hydro em Hong Kong (Imagem: Reprodução/X)

A Bitmain, maior fabricante de equipamentos de mineração de Bitcoin do mundo, planeja lançar um modelo Antminer inovador com provas de conhecimento zero (ZKPs) da Aleo, uma empresa blockchain focada em desenvolvimento full stack. O anúncio foi feito segunda-feira (23) por meio do app chinês WeChat.

De acordo com a Bitmain, a iniciativa tem como objetivo “ajudar o ecossistema Aleo a prosperar”, considerando seus serviços focados na descentralização, escalabilidade e proteção da privacidade.

Publicidade

“Através da linguagem de programação ZKP Leo, a Aleo é a primeira rede de privacidade blockchain a fornecer programação full-stack, onde os usuários podem construir livremente seus aplicativos”, diz a nota da Bitmain, compartilhada pelo jornalista Colin Wu no X.

A Aleo — que levantou US$ 200 milhões em financiamento no ano passado, segundo o The Block — dispõe da tecnologia zk-SNARK (sigla para ‘zero-knowledge succinct non-interactive argument of knowledge’) que em português “argumento de conhecimento sucinto não interativo de conhecimento-zero”.

Em resumo, trata-se de uma solução de criptografia segura tanto para pagamentos quanto para autenticação de clientes, diz um texto da Academy.Binance.

Na publicação, a Bitmain diz que continuará sempre a aderir à visão de tornar o mundo digital da humanidade melhor, trabalhando com os clientes no longo prazo em um “ganha-ganha leal” para construir um ecossistema proof of work (PoW) mais próspero e limpo.

Publicidade

A Bitmain não divulgou o cronograma do lançamento no comunicado. 

Demissões na Bitmain

Há cerca de duas semanas, o quadro de funcionários da Bitmain passou por mudanças, com a empresa fazendo várias demissões, dentre eles, colaboradores que, segundo nota oficial, violaram regras de disciplina e regulamentos internos.

Conforme noticiado pelo Portal do Bitcoin na ocasião, três funcionários e um estagiário vazaram as informações de que o grupo havia cortado parte dos salários de toda a empresa, como consequência dos prejuízos que sua operação comercial sofreu em setembro. 

“Os funcionários não devem divulgar nenhuma informação da empresa ao mundo exterior sem a autorização”, disse a Bitmain sobre as ações administrativas. 

Àquela altura, a Bitmain já tinha anunciado o lançamento das novas mineradoras da série Antminer S21, que a companhia afirmou serem as  máquinas mais potentes do mundo para o setor de mineração.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fundos de Bitcoin registram 5ª maior captação semanal da história

Fundos de Bitcoin registram 5ª maior captação semanal da história

Mais de US$ 1,4 bilhão foram investidos em fundos de criptomoedas nos últimos sete dias, o triplo da semana anterior
Imagem da matéria: Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

As lendas do futebol Lionel Messi e Ronaldinho divulgaram uma memecoin da Solana chamada WATER, o que gerou muitas perguntas
ilustração 3D de console de videogame

W-Coin: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

A W-Coin baseia-se na premissa do jogo tap-to-earn do Telegram Notcoin, com atualizações exclusivas e prêmios de staking
donald trump

Semana cripto: Trump alimenta mania de memecoins enquanto Bitcoin recupera força

Os mercados de criptomoedas estão em alta, e a política dos EUA pode levar muito crédito por isso