Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

O cofundador do Twitter (agora chamado X) e entusiasta notório do Bitcoin, Jack Dorsey, acredita que a principal criptomoeda do mercado está prestes a mudar o mundo. E ele pensa que essa mudança ocorrerá dentro de alguns anos.

Falando em um encontro exclusivo para o solstício de verão, realizado na semana passada em um castelo na Toscana, Itália, Dorsey expressou confiança para um público de alto perfil de que o Bitcoin em breve passará de um reserva de valor a uma moeda dominante no Ocidente, que os detentores desejariam usar diariamente.

Publicidade

“Vai levar algum tempo”, disse Dorsey durante a conversa íntima intitulada “Tecnologia e Liberdade”, no evento organizado pelo lendário produtor musical Rick Rubin. “Não são 10 anos, pode ser 15. Pouco a pouco, as pessoas veem o valor deste sistema [e] por que ele é tão poderoso.”

Nesse ponto, disse Dorsey – quando o Bitcoin se tornar um meio preferencial para concluir transações não apenas no Sul Global, mas em todo o mundo – a moeda on-chain poderá destronar o dólar e se tornar o próximo método de pagamento global da Terra.

“Poderia potencialmente… complementar ou substituir o dólar americano, que governa tudo”, disse Dorsey, vestindo uma camiseta de Satoshi Nakamoto e uma corrente de ouro.

O empreendedor de tecnologia, que também fundou a empresa de tecnologia financeira Block, enfatizou a importância, em sua visão, de afastar a economia global de sua dependência atual tanto do dólar americano quanto do yuan chinês.

Publicidade

“Essas são duas entidades que controlam o valor do seu dinheiro, e você não as elege”, disse Dorsey sobre as moedas emitidas pelo governo. “Enquanto que [com] o Bitcoin, você tem muito mais controle e muito mais livre-arbítrio.”

Dorsey há muito é um dos mais proeminentes defensores do Bitcoin. Em maio, ele previu que o preço do BTC está prestes a ultrapassar US$ 1 milhão até o final da década.

A Block comprometeu-se recentemente a reinvestir 10% de seus lucros brutos de produtos e serviços relacionados ao Bitcoin na compra de mais da criptomoeda. A empresa, que desenvolveu o Square e o Cash App, também está supostamente sob investigação por procuradores dos EUA por supostas falhas de conformidade relacionadas a cripto.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Policiais conduzem suspeito de golpe do amor

Polícia apreende criptomoedas de brasileiro que aplicava “golpe do amor”

Mulher paraense perdeu R$ 500 mil ao ser enganada no esquema
Imagem da matéria: Investidor obtém lucro de 18.000% ao segurar Ethereum por 9 anos

Investidor obtém lucro de 18.000% ao segurar Ethereum por 9 anos

Com base nos preços atuais, o investidor pode ter obtido um lucro de mais de 18.000%
Ilustração código do Bitcoin

Nova versão do Bitcoin Core permite blocos maiores na mineração; veja mudanças

Bitcoin Core 29.0 também aprimora integração com Tor para maior privacidade
Imagem da matéria: Rússia precisa criar stablecoin para contornar sanções, afirma oficial do governo

Rússia precisa criar stablecoin para contornar sanções, afirma oficial do governo

Membro do governo aponta que travas nos serviços da Tetther para empresas locais impõe necessidade para Rússia buscar alternativas