Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

O cofundador do Twitter (agora chamado X) e entusiasta notório do Bitcoin, Jack Dorsey, acredita que a principal criptomoeda do mercado está prestes a mudar o mundo. E ele pensa que essa mudança ocorrerá dentro de alguns anos.

Falando em um encontro exclusivo para o solstício de verão, realizado na semana passada em um castelo na Toscana, Itália, Dorsey expressou confiança para um público de alto perfil de que o Bitcoin em breve passará de um reserva de valor a uma moeda dominante no Ocidente, que os detentores desejariam usar diariamente.

Publicidade

“Vai levar algum tempo”, disse Dorsey durante a conversa íntima intitulada “Tecnologia e Liberdade”, no evento organizado pelo lendário produtor musical Rick Rubin. “Não são 10 anos, pode ser 15. Pouco a pouco, as pessoas veem o valor deste sistema [e] por que ele é tão poderoso.”

Nesse ponto, disse Dorsey – quando o Bitcoin se tornar um meio preferencial para concluir transações não apenas no Sul Global, mas em todo o mundo – a moeda on-chain poderá destronar o dólar e se tornar o próximo método de pagamento global da Terra.

“Poderia potencialmente… complementar ou substituir o dólar americano, que governa tudo”, disse Dorsey, vestindo uma camiseta de Satoshi Nakamoto e uma corrente de ouro.

O empreendedor de tecnologia, que também fundou a empresa de tecnologia financeira Block, enfatizou a importância, em sua visão, de afastar a economia global de sua dependência atual tanto do dólar americano quanto do yuan chinês.

Publicidade

“Essas são duas entidades que controlam o valor do seu dinheiro, e você não as elege”, disse Dorsey sobre as moedas emitidas pelo governo. “Enquanto que [com] o Bitcoin, você tem muito mais controle e muito mais livre-arbítrio.”

Dorsey há muito é um dos mais proeminentes defensores do Bitcoin. Em maio, ele previu que o preço do BTC está prestes a ultrapassar US$ 1 milhão até o final da década.

A Block comprometeu-se recentemente a reinvestir 10% de seus lucros brutos de produtos e serviços relacionados ao Bitcoin na compra de mais da criptomoeda. A empresa, que desenvolveu o Square e o Cash App, também está supostamente sob investigação por procuradores dos EUA por supostas falhas de conformidade relacionadas a cripto.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Swan Bitcoin entra com processo na Justiça dos EUA e alega que ex-funcionários e a Tether conspiraram para roubar seu negócio de mineração
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Mandato de Kamala Harris pode ser melhor para o Bitcoin, diz VanEck

Donald Trump se lançou como o candidato pró-cripto, mas analistas da VanEck defendem que uma vitória de Kamala Harris seria um impulso maior para o Bitcoin
Símbolo do Bitcoin fisgado em um anzol

Polícia indicia golpista que perdeu R$ 400 mil de vítimas com “criptomoedas que faliram”

Homem arrecadava grandes somas de clientes com a promessa de retornos de até 8% ao mês; “foge dos parâmetros”, afirma delegado
Imagem da matéria: As 14 criptomoedas com chances de disparar em outubro, segundo analistas

As 14 criptomoedas com chances de disparar em outubro, segundo analistas

O mês de outubro é conhecido entre os entusiastas das criptomoedas como “uptober”, por tradicionalmente reservar fortes altas para o setor