“Bitcoin Pode ser Dinheiro, Mas Ainda Pode Falhar”

Imagem da matéria: "Bitcoin Pode ser Dinheiro, Mas Ainda Pode Falhar"

O investidor e o anarco-capitalista Doug Casey argumentou recentemente que o bitcoin se qualifica como dinheiro – mesmo que não tenha certeza de que durará no longo prazo.

Em uma entrevista publicada ontem, o fundador da Casey Research discutiu seus pontos de vista por trás do bitcoin. Durante o bate-papo, ele observou que ele comprou bitcoin a primeira vez por volta de de US $ 13, graças a um presente de uma moeda de bitcoin físico que ele recebeu.

Publicidade

Casey argumentou que o bitcoin atende às características definidas pelo filósofo grego Aristóteles. Ou seja, que é divisível, durável, conveniente de usar (em algumas circunstâncias) e consistente, segundo Casey. Ao mesmo tempo, Casey voltou à crença de que ele anteriormente tinha, mas agora argumenta que estava errado: o bitcoin não tem “valor de uso”.

Ele explicou na entrevista.

Se você tem um milhão de dólares e ninguém aceita eles, eles não valem nada por si mesmos. Eles são apenas passivos não garantidos de um governo falido. Como um milhão de dólares do Zimbábue. E uma moeda fiduciária é facilmente destruída pelo seu emissor. Eles têm meias-vidas, como elementos radioativos. E eu disse que era o problema com o bitcoin. Mas eu estava errado sobre isso.

Chamando o bitcoin de “um excelente dispositivo de transferência” que fica fora do sistema bancário tradicional, Casey disse que seu argumento original contra o valor de uso do bitcoin era inválido.

“Então, este é o valor de uso do bitcoin. Ele permite que você transfira algo que é aceito como dinheiro fora do sistema bancário e fora das moedas tradicionais fiat”, disse ele.

No entanto, Casey foi menos otimista nas perspectivas de longo prazo da criptomoedas. Ele argumentou que, enquanto ele acredita que o bitcoin encontra as condições para servir como uma forma de dinheiro, esse estado das coisas pode não durar para sempre.

Publicidade

Leia Também: Porque o Bitcoin é o Investimento da Década

“O Bitcoin por enquanto passa o teste como meio de troca e como reserva de valor. Então, você definitivamente pode dizer que é dinheiro – por enquanto”, disse ele, acrescentando:

“Mas o peso argentino também é assim. Tenho pouca confiança que o bitcoin estará aqui, digamos, daqui a cinco anos”.

Leia Também: Tenha Bitcoin em Caso de uma Crise Financeira Mundial