Imagem da matéria: “Bitcoin não é dinheiro, é permuta”, afirma Banco Central do México
Foto: Shutterstock

De acordo com Alejandro Diaz, presidente do banco central do México, o Bitcoin não é dinheiro real. 

“Quem recebe Bitcoin em troca de um bem ou serviço, acreditamos que a transação é mais semelhante a uma permuta porque essa pessoa está trocando um bem por outro, e não dinheiro por um  bem”, disse Diaz. 

Publicidade

“Bitcoin tem mais características de um metal precioso do que uma moeda de curso legal”, acrescentou.

Bitcoin: uma reserva de valor pobre? 

Diaz disse que o Bitcoin também não é uma reserva confiável de valor, reforçando uma das narrativas mais populares compartilhadas por defensores da criptomoeda carro-chefe do mercado de criptoativos.

“As pessoas não vão querer que seu poder aquisitivo ou seu salário suba ou caia 10% de um dia para o outro. Você não quer essa volatilidade para o poder de compra. Nesse sentido, não é uma boa reserva de valor”, disse o governador.

Em El Salvador, o único país do mundo onde o Bitcoin tem curso legal, muitos cidadãos concordariam com Diaz. Os salvadorenhos protestaram bastante para impedir que o governo adotasse a criptomoeda como moeda de curso legal. 

Apesar da polêmica, bem como das advertências de organizações internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, avançou com a ideia do Bitcoin como moeda oficial, tornando o país o primeiro do mundo a fazê-lo.

Durante as primeiras horas do Bitcoin como moeda oficial em El Salvador, a criptomoeda caiu quase que imediatamente e teve uma desvalorização na casa de dois dígitos, volatilidade comum no mercado de criptomoedas, que muitas vezes Diaz alertou.

Publicidade

Quando Bukele anunciou a compra de200 bitcoins — e revelou que o país já havia comprado 400 BTCs para suas reservas — , a criptomoeda tinha um preço próximo a US$ 53 mil. Logo depois disso, o Bitcoin caiu mais de 10%, resultando em perdas no valor de milhões de dólares em apenas algumas horas. 

Bukele — como a maioria dos assíduos bitcoiners — reagiu comprando mais BTC na baixa. Uma medida que provavelmente não seria aprovada se alguém consultasse o banco central do México.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta