Imagem da matéria: Bitcoin e Robinhood vão prejudicar os mais pobres, diz economista Nouriel Roubini
Nouriel Roubini é um tradicional crítico do Bitcoin (Foto: Shutterstock

O Bitcoin (BTC) e o aplicativo de investimentos Robinhood vão piorar a situação financeira dos investidores mais pobres, segundo escreveu o economista Nouriel Roubini, famoso por prever a crise de 2008, em um artigo de opinião no jornal The Guardian nesta quarta-feira (03).

Para Roubini, a “democratização” do investimento proporcionado pelas criptomoedas e pelo Robinhood vai resultar em um tiro pela culatra: “O meme populista, no qual um exército de millennials derruba Wall Street, está servindo apenas como uma estrategema para enganar investidores amadores e sem noção”, ele afirmou.

Publicidade

A bolha atual, segundo o especialista, tem origem em décadas de “facilitação dos investimentos” para os mais pobres. Isso resultou na crise de 2008, quando pessoas que não tinham condições financeiras conseguiram obter empréstimos para comprar casas. “A expansão de crédito, por meio de hipotecas e outras dívidas, resultou em uma bolha que estourou em 2008, quando milhões perderam os seus trabalhos, as suas casas e a sua poupança”, escreveu.

Ele acredita que o sucesso está no trabalho duro e no investimento paciente e não, como argumenta no texto, “em esquemas de enriquecimento rápido e apostas em ativos inerentemente inúteis, como criptomoedas“.

Gamestop não foi um Davi contra Golias

O caso recente da Gamestop, no qual os investidores de varejo causaram prejuízo para fundos de investimentos de Wall Street, não convence Nouriel. Pelo contrário: para ele, esses investidores estão sendo explorados.

“Muitos foram convencidos de que o sucesso financeiro não se origina dos bons empregos, do trabalho duro e do investimento paciente”, explica o empresário, “mas sim em estratégias arriscadas e aposta em ativos inúteis, como é o caso das criptomoedas – ou ‘shitcoins’, como eu prefiro chamá-las”, termina.

Publicidade

Roubini ficou famoso ao prever a crise de 2008; desde o início daquela década, ele alertava sobre uma bolha no mercado financeiro americano. Devido às projeções negativas, o economista ficou conhecido como “Dr. Catástrofe” (Dr. Doom).

Nouriel Roubini critica as criptomoedas desde 2014

O economista, que também trabalha como consultor financeiro, costuma criticar as criptomoedas com frequência. Ele faz isso ao menos desde 2014, quando o BTC estava cotado próximo a US$ 1 mil. Na época, ele classificava o ativo como esquema de pirâmide e um canal para atividades ilícitas, como reportou o Uol à época.

Não há esforço, por parte de Roubini, em distinguir o Bitcoin dos demais criptoativos; são todos “shitcoins”, na sua visão. No final de 2020, ele afirmou que as criptomoedas não têm função alguma, tanto para as empresas quanto para os investidores de varejo. Além disso, Roubini crê que o mercado das criptomoedas é manipulado por empresas como a Tether, que é emite a stablecoin USDT.

Ele vê valor nas CDBCs, que são as moedas digitais emitidas por Bancos Centrais, como é o caso do yuan digital. Para o consultor, as CDBCs são o futuro da economia global.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Joe Biden desiste de reeleição e faz memecoin de Kamala subir 100%

Joe Biden desiste de reeleição e faz memecoin de Kamala subir 100%

Democratas estavam preocupados com a capacidade de Biden derrotar Donald Trump nas eleições de novembro
Imagem da matéria: Diretor da Binance no Brasil faz reunião com Banco Central para tratar sobre “supervisão”

Diretor da Binance no Brasil faz reunião com Banco Central para tratar sobre “supervisão”

Sobrinho do Ministro da Economia, Guilherme Haddad Nazar irá se encontrar o diretor de fiscalização e a diretora de supervisão de conduta do BC
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Manhã Cripto: Ethereum cai 1,2% após estreia sólida de ETFs, que captaram R$ 600 milhões

Apesar dos saques substanciais no ETF de Ethereum da Grayscale, as captações da BlackRock e Bitwise resultaram em fluxos positivos para o 1º dia
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina